Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1219
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
Autor: | Costa, Cláudia Borges ![]() |
Primeiro orientador: | Carneiro, Maria Esperança Fernandes |
Primeiro membro da banca: | Afonso, Lucia Helena Rincon |
Segundo membro da banca: | Machado, Maria Margarida |
Resumo: | O propósito deste estudo foi investigar a realidade dos jovens e adultos trabalhadores-alunos da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental noturno, integrantes a Rede Municipal de Ensino de Goiânia, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos EJA. Buscou-se compreender a correlação entre conhecimento obtido na escola e o mundo do trabalho. A pesquisa, intitulada O trabalhador-aluno da Eaja: desafios no processo ensino-aprendizagem , objetivou refletir sobre as mediações ou possíveis contradições entre a escolarização formal e o mundo do trabalho; analisar, na proposta político- pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, a articulação entre o ensino básico e a categoria trabalho; identificar a visão dos alunos sobre o aprendizado na escola e sua relação com a esfera profissional. No que tange à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, por entender que suas características permitem melhor apreensão do objeto em estudo. As etapas da pesquisa foram: revisão da bibliografia sobre a temática EJA e sua configuração no campo da educação brasileira, estudo e análise da Proposta Político-Pedagógica para Educação de Adolescentes Jovens e Adultos da RME/Goiânia e pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo, utilizou-se os instrumentos técnicos de investigação: questionário e entrevistas semi-estruturadas. Nas considerações finais, ressaltou-se as análises obtidas por meio da pesquisa de campo e os diversos conflitos e tensões apresentados pelos sujeitos da pesquisa, sobretudo os(as) trabalhadores(as)-aluno(as), o que revelou vários aspectos relevantes sobre a relação educação/trabalho, bem como as dificuldades em desenvolver, na prática, a integralidade da referida proposta pedagógica e sua inconsistência teórica em relação à aprendizagem destinada ao trabalhador(a)-aluno(a). |
Abstract: | The purpose of the current study is to investigate the reality of the young and adult studying workers of EJA - Education of Youths and Adults - who are enrolled in 5th through 8th grades of night elementary education program of Goiania Municipal School System. Understanding the connection between the knowledge acquired in school and the work environment has been in view. Entitled The studying worker of EJA: challenges of teaching-learning process , the research has aimed to achieve three goals: 1) discussing mediations or possible contradictions between formal education and the world of work; 2) analyzing the connection between the basic education and the work as a category within the limits of the political-pedagogic proposal of Goiania Municipal Education Office; and 3) identifying both the student s view of the school learning and its connection with the professional context. Aiming at achieving a more comprehensive apprehension of the object of study, qualitative research methodology has been employed. The research has been accomplished taking into account three stages: 1) revising the bibliography on the theme of EJA and its configuration in the field of Brazilian education; 2) studying and analyzing Goiania Municipal School System Political-Pedagogic Proposal for the Education of Teenage Youths and Adults ; and 3) field research. Technical instruments of investigation, such as questionnaires and demi-structured interviews, have been applied in the field research. In final considerations both the analyses carried out with the help of field research and a number of conflicts and emotional tensions undergone by the research subject - especially studying workers - have been highlighted. As a result relevant aspects of the connection between education and work has been revealed, especially the difficulties in developing the mentioned pedagogic proposal as a whole in everyday practice and the theoretical incoherence of such proposal concerning learning methods intended for studying workers. |
Palavras-chave: | Educação Educação de Jovens e Adultos Trabalho e Educação Mundo do Trabalho Education Education of Youths and Adults Work and Education World of Work |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | COSTA, Cláudia Borges. O TRABALHADOR-ALUNO DA EAJA: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1219 |
Data de defesa: | 22-Ago-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLAUDIA BORGES COSTA.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.