Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Celma Laurinda Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8535890492517646por
dc.contributor.advisor1Ternes, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9por
dc.contributor.referee1Baldino, José Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.contributor.referee2Sisterolli, Maria Luzia dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967143772728557por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:26Z-
dc.date.available2010-03-04-
dc.date.issued2009-08-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Celma Laurinda Freitas. A NOÇÃO DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO NO ESPIRITISMO. 2009. 250 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1241-
dc.description.resumoO trabalho A noção de ciência e educação no Espiritismo estuda o Espiritismo, doutrina de teor científico, filosófico e religioso codificada por Allan Kardec no século XIX (Allan Kardec é pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, cientista, pensador e educador francês da linha pestalozziana e seguidor do Catolicismo), apresentando os princípios da doutrina e também analisando a sua viabilidade como programa didático-pedagógico. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica com foco principal nas obras de Kardec. O Espiritismo traz ensinamentos sobre o homem, a natureza, a origem e o destino do mundo, as esferas material e espiritual, Deus e princípios religiosos cristãos, ditados pelos Espíritos por meio dos médiuns. Com ênfase no aspecto da educação moral, enfoca as pessoas como Espíritos imortais em constante evolução através das vidas sucessivas (reencarnações). O Espiritismo surgiu dentro de um amplo movimento espiritualista da época, que abrangia experiências em magnetismo e hipnotismo. Kardec declara ter realizado suas pesquisas pelos moldes da ciência positivista então predominante, com observações empíricas e experimentais, dentro do raciocínio indutivo-dedutivo, portanto, sob o terceiro estado do conhecimento proposto por Comte (teoria dos três estados). Como todo o conteúdo do Espiritismo foi ditado pelos Espíritos manifestantes, diz-se que é uma doutrina dos Espíritos e não de Allan Kardec. O Brasil, o maior país espírita do mundo, recepcionou o Espiritismo principalmente como religião, realizando ainda, de modo isolado, nos séculos XIX e XX, algumas experiências na área da educação escolar. Estas, produzidas por alguns espíritas mais dedicados, não lograram o efeito duradouro pretendido, tendo sido frustradas também pela falta de recursos financeiros e humanos. Hoje, alguns pensadores espíritas brasileiros tentam elaborar uma proposta educativa espírita, falando em Pedagogia Espírita. No entanto esses pensamentos, como estão expostos, parecem inviáveis, mormente em razão de proporem uma educação escolar humanista religiosa para o ensino público brasileiro, que é laico e passa por todo tipo de dificuldades, principalmente financeiras, tendo sua própria política direcionada pelo Ministério da Educação e Cultura. Além disso, o Espiritismo, em si, não aborda a educação escolar, mas sim a educação do Espírito, do homem individual, do ser imortal, cuja meta é, em vidas sucessivas, formar-se moralmente e atingir a perfeição, indo ao encontro de Deus. Portanto um projeto de Pedagogia Espírita para a rede escolar pública brasileira carece de estudos, análise, financiamento e principalmente de experiências práticas e concretas que venham a configurar o Espiritismo como uma práxis efetiva viável no âmbito didáticoescolar.por
dc.description.abstractThis paper, Science and Education notions in Spiritism, studies spiritism, a doctrine with scientific, philosophical and religious content expounded by Allan Kardec in the 19th century. (Allan Kardec was the nom de plume of Hypollite León-Denizard Rivail, a Catholic French scientist, thinker and educator who followed the Pestalozzi theory.). This paper presents his doctrine and also analyses its viability as a didactic-pedagogical program. It s a theoreticalbibliographical research mainly based on Kardec`s works. Spiritism presents information about man, nature, the origin and the destiny of the worlds, the material and spiritual spheres, God and Christian religious principles based on trance communications received by ``mediums``. It emphasizes moral education and it focuses on persons as immortal spirits in constant evolution through consecutive lives (reincarnation). Spiritism appeared as part of a large surge of Spiritualism which also included experiences in magnetism and hypnotism. Kardec states that he did his research according to the predominant positivist model, which implies in experimental and empirical observation within an inductive-deductive thought process, so within the third state of knowledge proposed by Comte (three-state theory ). As all the spiritism content was dictated by spirits it is said that this is not Kardec s doctrine but the spirits`. Brazil, the largest spiritistic country in the world, received spiritism mainly as a religion but during the 19th and 20th centuries isolated educational experiences occurred. These experiences failed due to the lack of financial and human resources. Nowadays some Brazilian spiritistic thinkers try to elaborate an educational spiritistic proposal related to a spiritistic pedagogy. However, these theories, as presented, seem to be impractical considering that they propose a religious humanist public education to Brazil which has a public educational system directed by the Ministry of Education. Besides, spiritism is about the education of the spirit, of the individual man, the immortal being whose goal is, after consecutive lives, to became moral and achieve perfection meeting God. So, a project of spiritistic Pedagogy for the Brazilian public education system needs more research, financial resources, and, above all, concrete and practical experiences that can show spiritism as a viable praxis for the educational system.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CELMA LAURINDA FREITAS COSTA.pdf: 925374 bytes, checksum: 45bc7e000ea31c1b4fe6d84b6bf5db27 (MD5) Previous issue date: 2009-08-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4332/CELMA%20LAURINDA%20FREITAS%20COSTA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEspiritismopor
dc.subjectciênciapor
dc.subjectfilosofiapor
dc.subjectreligiãopor
dc.subjectreencarnaçãopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectSpiritismeng
dc.subjectscienceeng
dc.subjectphilosophyeng
dc.subjectreligioneng
dc.subjectreincarnationeng
dc.subjecteducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA NOÇÃO DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO NO ESPIRITISMOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELMA LAURINDA FREITAS COSTA.pdf903,69 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.