Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArantes, Adriana Rocha Vilela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1753932911135354por
dc.contributor.advisor1Schultz, Lenita Maria Junqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0por
dc.contributor.referee1Toschi, Mirza Seabra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4por
dc.contributor.referee2Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:33Z-
dc.date.available2010-07-15-
dc.date.issued2006-09-15-
dc.identifier.citationARANTES, Adriana Rocha Vilela. AFORMAÇÃO DE PROFESSORES DA LICENCIATURA PLENA PARCELADA DO CURSO DE PEDAGFOGIA DA UEG (ANÁPOLIS): SUAS REPERCUSSÕES NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ABADIÂNIA. 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1256-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica do professor egresso do curso de Pedagogia, proposta no convênio IV da LPPM e sua relação com a Matriz Curricular do Ensino Fundamental, assim como as ações didáticas desenvolvidas pela escola. Faz parte desse objetivo, compreender, mediante os estudos dos indícios detectados na Prática Pedagógica do professor egresso da LPPM, se este professor internalizou ou não os saberes que lhes foram proporcionados. Para apoio teórico, tomamos como base os estudos de Bogdan e Biklen(1986), Brzezinki (1996), Brito, Brzezinski e Carneiro (2004), Catani e Oliveira (2002), Chauí (1991), Dourado e Oliveira (1999), Freire (1978), Freitag (1977), Gadotti (2000), Haydt (1994), Libâneo (2000), (1997), Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), Luckesi (1994), Ludke e André (1986), Mizukami(1986), Saviani(1999), Silva (2002), Sobrinho (2000), Triviños(1987) e outros. Procuramos apreender o movimento, o processo, as contradições por meio do método dialético. Dessa forma, esta pesquisa fez um recorte para compreender a prática pedagógica do professor/aluno egresso da LPP de Pedagogia na sala de aula, tendo como campo empírico a rede municipal de Abadiânia, parte do convênio IV da UEG/LPP. A pesquisa qualitativa foi utilizada para esse estudo. Empenhamo-nos em apresentar políticas nacionais de formação do professor para o Ensino Fundamental, abordando o período, a partir da Revolução 1930 até os dias atuais. Apresentamos a contextualização histórica da Educação Superior dessa época, abordando a profissionalização docente dos professores da Educação Básica e o curso de Pedagogia, com suas ambigüidades e contradições. Buscamos mostrar uma breve caracterização da UEG, criada em 1999, que surgiu a partir de alianças políticas contraditórias, em um projeto de reestruturação e integração de 29 Unidades Universitárias, consideradas faculdades isoladas. O Programa Universidade para os Trabalhadores da Educação é responsável pelo Projeto Licenciatura Plena Parcelada e especificamente o Projeto de Pedagogia, convênio IV e sua ação na práxis desses professores.por
dc.description.abstractThe present research aims to consider the pedagogical pratics of the teacher who has been graduated in UEG Parcelada s program, mainly its curricular relationship with theoretical data one may supose he has gotten. We have made our main theoretic references on the well known Bogdan e Biklen(1986), Brzezinki (1996), Brito, Brzezinski e Carneiro (2004), Catani e Oliveira (2002), Chauí (1991), Dourado e Oliveira (1999), Freire (1978), Freitag (1977), Gadotti (2000), Haydt (1994), Libâneo (2000), (1997), Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), (Luckesi (1994), Ludke e André (1986), Mizukami(1986), Saviani(1999), Silva (2002), Sobrinho (2000), Trivinos (1987)who represent the dialetic method we have chosen to make the aproach to our subject.It has been selected some teachers who belong to the city of Abadiania as universe for this qualitative research. We have made it using a historical perspective since 1930 up to the times of UEG fundation in the 1990s, though theUEG s project of education intends to higher the level of all teacher by holding their entrance in superior course.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Rocha Villa Arantes.pdf: 1474869 bytes, checksum: 06079664e16e199e94289e42f2b7c007 (MD5) Previous issue date: 2006-09-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4433/Adriana%20Rocha%20Villa%20Arantes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpolíticas educacionaispor
dc.subjectprofissionalização docentepor
dc.subjectlicenciatura plena parceladapor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectpráxis.por
dc.subjectpraxis, educational politics, licenciatura plena parcelada , teacher s courseeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAFORMAÇÃO DE PROFESSORES DA LICENCIATURA PLENA PARCELADA DO CURSO DE PEDAGFOGIA DA UEG (ANÁPOLIS): SUAS REPERCUSSÕES NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ABADIÂNIApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Rocha Villa Arantes.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.