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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1257
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física |
Autor: | Correia, Elizete Silva Resende ![]() |
Primeiro orientador: | Miranda, Marilia Gouvea de |
Primeiro membro da banca: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
Segundo membro da banca: | Medeiros, Mara Barbosa de |
Resumo: | O trabalho teve o interesse em discutir a organização do trabalho pedagógico do professor de Educação Física frente à reestruturação do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Goiânia em ciclos de formação do desenvolvimento humano. A concepção dos ciclos defende a idéia de agrupar os educandos por faixa etária ou pelas fases do desenvolvimento humano, compreendidas em períodos temporais de três em três anos, completando o processo escolar em nove anos. Essa proposta modifica o processo avaliativo mediante a extinção da reprovação, a fim de garantir a permanência do aluno na escola. Os estudos referentes aos ciclos de formação foram realizados mediante a leitura de documentos editados pela própria Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia, de artigos e livros que discutem a proposta e outros que discutem a prática pedagógica no âmbito da Educação Física. Realizou-se uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa, dividida em dois momentos: no primeiro, foram entrevistados professores de Educação Física do ciclo II e, no segundo, foram feitas observações, em sala de aula, de um professor. Partiu-se do conceito de organização do trabalho pedagógico elaborado por Luiz Carlos de Freitas (2002), que o concebe em dois níveis articulados entre si: o nível do projeto políticopedagógico, com os objetivos educacionais escolares, e o projeto pedagógico desenvolvido em sala de aula, a partir das categorias avaliação/objetivos e conteúdo/método. Buscou-se, assim, caracterizar os professores de Educação Física e apreender como eles situam sua disciplina no âmbito da escola organizada em ciclos de formação e, ainda, como se verifica sua prática pedagógica. Foram observadas diferenças na organização do trabalho pedagógico do professor de Educação Física. Mas, de modo geral, não se verifica uma significativa alteração na prática do professor, havendo uma tendência ao distanciamento da prática pedagógica docente em relação aos princípios da proposta de ciclos de formação. |
Abstract: | The work aimed in discussing the organization of the pedagogical work of the Physical Education teacher facing the new structure of the fundamental education in the Municipal Network of Education of Goiânia in cycles of formation of the human development. The conceiving of the cycles supports the idea of gathering the students by age or phases of human development, between time gaps of three years, finishing the school in nine years. This proposal changes the process of evaluation by extinguishing the reprove, to assure that the student will stay on the school. The studies about the cycles of formation were made by the reading of the documents published by the Municipal Secretariat of Education of Goiânia, from articles and books that discuss the proposal and others that discuss the pedagogical practical in the Physical Education. It was made a field research, divided in two moments: in the first, teachers of Physical Education of the second cycle were interviewed and, in the second, observations were made, in the classroom of one teacher. The concept of organization of the pedagogical work used was the one elaborated by Luis Carlos de Freitas (2002), that conceive it in two levels articulated by each other: the level of the project political-pedagogical, with the school educational objectives, and the pedagogical project developed in classrooms, from the categories of evaluation/objectives and content/method. Thus, it was searched to characterize the Physical Education teachers and learn how they place their subject in the school organized in cycles of formation and how it is their pedagogical practice. It was observed differences in the organization of the pedagogical work of the teacher of Physical Education. But, in most cases, it was not verified a significant alteration in the practice of the teacher, existing a tendency to depart the pedagogical practice of the teacher between the proposal of the cycles of formation. |
Palavras-chave: | Ciclos de formação Ciclos de formação e Educação Física Organização do trabalho pedagógico Professor de educação física Cycles of formation Cycles of formation and Physical Education Organization of the pedagogical work Teacher of physical education |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | UCG |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | CORREIA, Elizete Silva Resende. Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1257 |
Data de defesa: | 15-Out-2004 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Elizete Silva Resende Correia.pdf | 528,5 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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