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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1270
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | IMPASSES NA IMPLANTAÇÃO DO PROEJA NO CEJA E NO CEPSS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÂNIA: A DISTÂNCIA ENTRE O DITO E O INSTITUÍDO |
Autor: | Cardoso, Edna Maria de Jesus ![]() |
Primeiro orientador: | Guimarães, Maria Tereza Canezin |
Primeiro membro da banca: | Machado, Maria Margarida |
Segundo membro da banca: | Araújo, Denise Silva |
Resumo: | Este trabalho pertence à linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Teve como objetivo explicitar as políticas públicas e institucionais que delinearam a implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), na Rede Estadual de Ensino de Goiânia, mais especificamente, nas unidades de ensino Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Universitário e Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira (Cepss), no Curso Assistente Administrativo Proeja/2009. A pesquisa orientou-se na forma de estudo de caso, recorrendo-se a estudo documental, bibliográfico e dados quantitativos e qualitativos que foram analisados com base em teóricos que explicitam as concepções de educação, trabalho, ciência e cultura. No processo de investigação, foram utilizados diferentes procedimentos e instrumentos de coleta de dados (análise de documentos, aplicação de questionários e a técnica de entrevista semiestruturada, visando apreender, como os gestores do Ministério da Educação e Cultura (MEC), da Superintendência de Ensino Superior e Profissional (Suesp/GO), da Secretaria de Educação (Seduc/GO) e dos diretores, coordenadores e professores, bem como dos alunos da terceira série do referido curso, das instituições Ceja Universitário e Cepss, de lugares diferentes, concebem a experiência de implantação do programa). O resultado da investigação sinalizou vários fatores que dificultaram a implantação do Proeja na Rede Estadual de Ensino de Goiânia, como: a) a concepção da implantação do programa, visando a intencionalidade do financiamento e a promoção dos seus benefícios; b) o desconhecimento do programa pelos profissionais da Rede Estadual de Educação e alguns alunos; c) a desarticulação do currículo da formação geral com a formação profissional expressa no Proeja, visto que o curso ofertado na Rede Estadual, em Goiânia foi estruturado na forma concomitante e com pouca participação de profissionais que atuariam no programa; d) a reforma administrativa, ocorrida em 2008, em Goiás, que provocou o distanciamento entre a formação geral e a formação profissional, administradas por secretarias distintas; e) a rotatividade de profissionais temporários com atuação na educação profissional; f) a falta de planejamento conjunto entre as unidades educacionais Ceja Universitário e Cepss; g) a formação continuada, direcionadas para as expectativas mercadológicas, não contemplou formação omnilateral do aluno; h) a distância entre as duas instituições, Ceja Universitário e Cepss, enfrentada pelos alunos; i) a forma acelerada do curso que dispensa pouco tempo para a formação dos alunos. Por fim, mediante o fato de que o Proeja representa uma política pública recente, apresenta-se nesta pesquisa um conjunto de considerações que visam contribuir para a ampliação dos estudos sobre educação e trabalho, bem como fornecer subsídios para políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional. |
Abstract: | This job belongs to the line of research Education, Society and Culture of the Program me of Post graduate courses in Education (PPGE) of the Pontifical Catholic University of Goias (Goias PUC). Aimed to explain public policies and institutions that shaped the implementation of the National Program me of Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Education Youth and Adults (Proeja) in the State Schools of Goiania, more specifically, in the units Teaching Center for Youth and Adults (Ceja) University and Professional Education Center Sebastião de Siqueira (Cepss), in the Course of Administrative Assistant - Proeja/2009. The research was guided in the form of case study, using to study documents, bibliography and quantitative and qualitative data were analyzed on the theories based that explain the concepts of education, labor, science and culture. In the research process, we used different procedures and instruments for data collection (analysis of documents, questionnaires and semistructured interview technique in order to apprehend, as the managers of the Ministry of Education and Culture (MEC), the Superintendency of Higher Education and Professional (Suesp / GO), the Department of Education (Seduc / GO) and the directors, supervisors and teachers, as well as third grade students of that course, institutions and Cepss Ceja University, from different places, design experience implementation of the program). The result of investigation indicated several factors that hindered the implementation of Proeja in State Schools of Goiania, as: a) The conception of the program was implemented, aiming at the intentionality of the financing and promotion of its benefits; b) ignorance of the program by professionals in the State Network of Education and some students; c) the disarticulation of the curriculum of general education with formation training, expressed in Proeja, as the course offered in the state system in Goiânia was structured as a concomitant and with little involvement of professionals who would work in the program; d) The administrative reform, in 2008, in the state that caused the gap between general education and formation training, administered by different departments; e) The turnover of temporary workers with experience in professional education; f) lack of joint planning between the educational units Ceja University and Cepss; g) The training continuing, directed to the expectations of market, did not include the student's training omnilateral h) the distance between the two institutions, Ceja University and Cepss, faced by students; i) an accelerated course that needs little time for training of students. Finally, by the fact that the Proeja represents a public policy recently, this research presents a number of considerations that aim to contribute to the expansion of studies about education and employment, as well as provide support for public policies for the Education of Youth and Adult and Vocational Education. |
Palavras-chave: | Educação Trabalho Educação Profissional Proeja Education Work Professional education Proeja |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | CARDOSO, Edna Maria de Jesus. IMPASSES NA IMPLANTAÇÃO DO PROEJA NO CEJA E NO CEPSS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÂNIA: A DISTÂNCIA ENTRE O DITO E O INSTITUÍDO. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1270 |
Data de defesa: | 25-Out-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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