Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1281
Tipo do documento: Dissertação
Título: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURSO DE DIREITO: EXAME DE ORDEM UMA PREPARAÇÃO DE CLASSE?
Autor: Teixeira, Alexandre Sztajnbok 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincon
Segundo membro da banca: Santos, Nivaldo dos
Resumo: O tema da presente dissertação de mestrado versa sobre a qualidade da formação que vem recebendo os bacharéis do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás por meio de um estudo de caso. A preocupação centrou-se em indagações sobre a concretude da formação/profissionalização dos alunos egressos da turma de 2004/2 do curso de Direito da PUC-GOIÁS. Para tanto, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica, empírica e qualiquantitativa. Na pesquisa bibliográfica, recorremos aos fundamentos teóricos da dialética materialista em Karl Marx (2007), Marilena Chauí (1999), Lúcia Bruno (1996), João dos Reis Silva Júnior (2002), José Rodrigues (1998 e 2007), Valdemar Sguissardi (2000 e 2001), Pablo Gentili (1996) e José Wellington Germano (2000). Buscou-se conhecer, interpretar e analisar as contradições que vêm ocorrendo na sociabilidade do capital e como estas contradições estendem-se à educação, no presente caso especificamente ao curso de Direito, em tempos de políticas neoliberais. Foram aplicados questionários fechados a 42 dos 200 formados de 2004/2. Este instrumento que teve por intuito aferir a realidade socioeconômica do alunado dos períodos matutino e noturno da turma 2004/2 egressos do curso de direito da PUCGOIÁS. Foi possível constatar claramente diferenças na qualidade do ensino ministrado nos turnos matutino e noturno, verificadas em decorrência da avaliação dos alunos do curso de Direito dos períodos matutino e noturno, que foram diferentes qualitativamente, apesar de o currículo e a quantidade de horas serem os mesmos, devido às condições materiais dos alunos do noturno que, em sua maioria, são trabalhadores, para só depois serem estudantes. Assim, fica claro que a mercadoria ensino transformou-se em duas mercadorias de qualidade e resultados diferentes, vendidas pelo mesmo preço.
Abstract: The theme of this Master Thesis is about the training and quality that has received the Bachelor in Law Course at the Catholic University of Goiás: A Case Study. The concern held in inquiries about the concreteness of training/professional students graduating in the class 2004/2 of the Law degree from PUC/GOIÁS. We used the literature review, empirical and qualityquantitative. In the literature, we used the theoretical foundation of the materialist dialectic in Karl Marx (2007), Marilena Chauí (1999), Bruno Lucia (1996), João dos Reis Silva Júnior (2002), José Robinson (1998 and 2007), Valdemar Sguissardi (2000 and 2001), Pablo Gentili (1996) and Herman Joseph Wellington (2000). We tried to understand, interpret and analyze the contradictions that have occurred in the sociability of the capital and how these extend to education and, specifically, in the course of law in times of neoliberal policies. We used questionnaires to 42 of 200 students graduated, this instrument that was meant to assess the socio-economic status of the student body morning and evening periods of the class 2004/2 of students who graduated from law PUC-GOIÁS. We found that, clearly, differences in quality of education of both morning and evening shifts. It was found as a result of the evaluation of students of the Law of the morning and night, that the assessments were qualitatively different, although the curriculum and the amount of hours being equal, given the material conditions of students in that night, in his Most are workers, only to later become students. Thus, it remains clear that the good education has become a two-quality goods sold and different results for the same price.
Palavras-chave: Educação
Curso de Direito
Mercadoria
Education
Law School
Merchandise
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: TEIXEIRA, Alexandre Sztajnbok. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURSO DE DIREITO: EXAME DE ORDEM UMA PREPARAÇÃO DE CLASSE?. 2010. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1281
Data de defesa: 30-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE SZTAJNBOK TEIXEIRA.pdf4,87 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.