Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Márcia Campos Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132583498022142por
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9por
dc.contributor.referee1Mesquita, Deise Nanci de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4043217912376564por
dc.contributor.referee2Faria, Gina Glaydes Guimarães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8702171584840775por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:47Z-
dc.date.available2015-02-05-
dc.date.issued2011-09-20-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Márcia Campos Moraes. ESTADO DO CONHECIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL (1944 2009). 2011. 213 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1285-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo desvendar e examinar o conhecimento já elaborado sobre alfabetização no Brasil no período de 1944 a 2009, por meio dos resumos dos artigos dos periódicos Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-2009), Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas (1971-2009), Revista Brasileira de Educação (Anped), Revista de Educação da USP (1975-2009) e Revista Educação e Sociedade (CEDES, 1978-2009), apontando os temas abordados; e por meio dos resumos das produções acadêmicas teses e dissertações em cursos de Pós-Graduação das áreas de Educação, Psicologia e Letras, apontando os temas abordados nas pesquisas, os gêneros da produção e o campo do conhecimento ao qual a pesquisa se vincula. O estudo se justifica pela necessidade de desvelar os conhecimentos teórico/metodológicos elaborados no campo da educação sobre alfabetização para apontar caminhos que vêm sendo tomados e aspectos que são abordados em detrimento de outros. Para a compreensão das concepções de alfabetização, realizamos uma reflexão teórica das autoras Emilia Ferreiro, Magda Becker Soares e Ana Teberosky, em virtude de que as duas concepções que preponderam no campo educacional referentes à alfabetização foram propostas por elas. A pesquisa revelou que o próprio conceito de alfabetização sofreu mudanças ao longo de sete décadas, quem apenas escrevia o nome já foi considerado como alfabetizado, hoje não basta saber ler e escrever, é necessário cultivar e exercer as práticas sociais que usam a escrita, ou seja, letrar-se. Desta forma o letramento vem ganhando espaço nas discussões sobre alfabetização e alfabetizar letrando tem sido abordado por diversos autores em suas pesquisas, que significa ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Os dados revelaram que há uma pulverização das pesquisas, tornando-se necessário uma análise profunda e qualitativa destes dados que contemplam sete décadas de produção científica, para que realmente priorizem as pesquisas relevantes, que possam subsidiar a prática dos professores alfabetizadores.por
dc.description.abstractThis research aims to uncover and examine the knowledge already developed about literacy in Brazil in the period from 1944 to 2009, through summaries of articles in the journals: Journal of Pedagogical Studies (1944-2009), Journal of Research of the Carlos Chagas Foundation (1971-2009), Journal of Education (ANPED), Journal of Education of São Paulo University - USP (1975-2009) Journal and Education and Society (CEDES, 1978-2009), through related themes; and by means of summaries of academic production - theses and dissertations - in graduate courses in the areas of education, psychology and literature, pointing out the issues addressed in research, gender and country of production of knowledge for which research is linked. The study is justified by the need to uncover the theoretical knowledge / methodology developed in the field of literacy education to point out ways that have been taken and issues that are addressed in detriment of others. To understand the concepts of literacy, it was conducted a theoretical reflection of the authors Emilia Ferreiro and Ana Soares Magda Becker Teberosky, since the two conceptions that prevail in education related to literacy have been proposed for them. The survey revealed that the very concept of literacy has changed over seven decades, everyone that could write his name was already considered literate, nowadays is not enough to read and write, it is necessary to cultivate and exercise the social practices that use writing, or words, to be literate. So, literacy is becoming more popular in discussions of literacy and literate letters have been addressed by several authors in their research, which means teaching how to read and write in the context of the social practices of reading and writing. The data revealed that there is a pulverization of research, demanding a deep analysis and qualitative data that include these seven decades of scientific work, to really prioritize the relevant research that can support the practice of literacy teachers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCIA CAMPOS MORAES GUIMARAES.pdf: 1346597 bytes, checksum: ecf4b063b327ce6f1af7a5ea78608fa4 (MD5) Previous issue date: 2011-09-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4503/MARCIA%20CAMPOS%20MORAES%20GUIMARAES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectPensamento educacional brasileiropor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectBrazilian educational thoughteng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleESTADO DO CONHECIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL (1944 2009)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIA CAMPOS MORAES GUIMARAES.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.