Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Ivoni de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5788574127495699por
dc.contributor.advisor1Sousa, Sônia Margarida Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7por
dc.contributor.referee1Moreira, Maria Ignês Costa-
dc.contributor.referee2Queiroz, Edna Mendonça Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7615779096669181por
dc.contributor.referee3Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.contributor.referee4Borges, Lenise Santana-
dc.contributor.referee4LattesBORGES, L. S.;Borges, Lenise Santanapor
dc.date.accessioned2016-07-27T14:18:34Z-
dc.date.available2013-07-15-
dc.date.issued2012-05-11-
dc.identifier.citationFERNANDES, Ivoni de Souza. SENSES AND MEANINGS ATTRIBUTED BY MEDICAL AND LAW SCHOOL STUDENTS TO THEIR HIGHER EDUCATION. 2012. 220 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1754-
dc.description.resumoEsta tese resultou de pesquisa para apreender os sentidos e os significados atribuídos por estudantes de medicina e direito, aprovados nos vestibulares em 2005, 2006 e 2007, à sua formação universitária, no contexto do ensino público federal e para compreender as dimensões que se fazem presentes em suas relações consigo mesmos, com seus pares, sua família, a universidade e a sociedade. A presente pesquisa, pautada pelos pressupostos teórico-metodológicos da psicologia sócio-histórica de Vygotsky, fundamentados na perspectiva do materialismo histórico dialético, enquadra-se no tipo qualitativo, utilizando a proposta metodológica da triangulação de procedimentos: questionários, entrevistas e grupos focais. Participaram deste trabalho 12 jovens, com idades entre 18 e 24 anos. Um problema não pode ser estudado senão pela linguagem, por meio dos significados e sentidos. Os sentidos e os significados não são compreendidos separadamente, porquanto, embora cada qual tenha suas especificidades, um não existe sem o outro, pois um está contido no outro. O significado se constitui por meio da história e da vida social do sujeito. Nesta tese, foram estudados jovens individuais, concretos e únicos, mas que revelam a universalidade contida em cada um, possibilitando compreendê-los como indivíduos significantes que têm o que fazer, pensar, sentir. A partir dos núcleos de significação, os sujeitos apreenderam os sentidos e os significados que cada um deles atribuiu à sua formação universitária. Eles revelaram que sua trajetória é marcada por responsabilidade e compromisso. A partir da tese central, procurou-se defender outras, como a família é o lugar legítimo para a educação/criação dos filhos. De forma geral, este trabalho desvelou a família significada como instituição central em seus processos de socialização, pois possibilita aos jovens condições socioeconômicas e emocionais para a sua preparação, ingresso e permanência na universidade. A tese está organizada em três partes: jovens universitários: dimensões socioeconômicas e familiares e cenário cultural-acadêmico dos sujeitos pesquisados; sociedade e família: espaço de poder e mediação do conhecimento; o percurso acadêmico e o conhecimento atribuído pelos sujeitos à sua formação.por
dc.description.abstractThis thesis is the result of a research to apprehend the senses and meanings attributed by medical and law school students, who entered the university in 2005, 2006 e 2007, to their higher education, in the public federal educational system context, and to understand the dimensions that are present in their relationships with themselves, their peers, their family, the university, and the society in the municipality of Goiânia. The present research, based on the theoretical and methodological principles of Vygotsky s social-historical psychology, focusing on the historical and dialectical materialism perspective, is qualitative and applies the methodological proposal of triangulation procedure: questionnaires, interviews, and focal groups. The participants of this research were 12 youngsters, aged between 18 and 24 years. A problem can just be studied through the language, by means of meanings and senses. Senses and meanings are not understood separately, because, although each of them has its specificities, one does not exist without the other, since one is contained in the other. The meaning is constructed through the subject s history and social life. In this thesis, we studied individual, concrete, and unique youngsters, who revealed the universality contained in each person, making it possible to understand them as significant individuals who act, think, and feel. According to the core meanings of this study, the participants apprehended the senses and meanings that each of them attributed to their higher education. They revealed that their trajectory is marked by responsibility and commitment. From the principal thesis, others were also pursued, such as the family is the legitimate place for educating/raising children. Overall, this thesis evidenced that the family is signified as a core institution in its processes of socialization, since it provides the youngsters with social, economical, and emotional conditions for their preparation, entrance, and permanence in the university. This thesis is organized in three parts: Young university students: socialeconomical and family dimensions and cultural-academic scenario of the participants; society and family: space of power and knowledge mediation; the academic trajectory and the knowledge attributed by the subjects to their formation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:18:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivoni de Souza Fernandes.pdf: 1377006 bytes, checksum: d88f39d58d900f32dd4c7fd0f40ba965 (MD5) Previous issue date: 2012-05-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5549/Ivoni%20de%20Souza%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação universitáriapor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectPsicologia socio-históricapor
dc.subjectSentido e significadopor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectSocial-historic psychologyeng
dc.subjectSense and meaningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleSENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR ESTUDANTES DE MEDICINA E DIREITO À SUA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIApor
dc.title.alternativeSENSES AND MEANINGS ATTRIBUTED BY MEDICAL AND LAW SCHOOL STUDENTS TO THEIR HIGHER EDUCATIONeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivoni de Souza Fernandes.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.