Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Raquel Maracaípe de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430886733600192por
dc.contributor.advisor1Sousa, Sônia Margarida Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7por
dc.contributor.referee1Moreira, Maria Ignês Costa-
dc.contributor.referee2Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.contributor.referee3Borges, Lenise Santana-
dc.contributor.referee3LattesBORGES, L. S.;Borges, Lenise Santanapor
dc.contributor.referee4Roure, Susie Amâncio Gonçalves de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2796807492405078por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:18:36Z-
dc.date.available2013-10-16-
dc.date.issued2011-06-16-
dc.identifier.citationCARVALHO, Raquel Maracaípe de. RELATIONSHIPS BETWEEN ADOLESCENT SIBLINGS: SENSES AND MEANINGS. 2011. 247 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1758-
dc.description.resumoNeste estudo, buscou-se apreender os sentidos e significados que irmãos adolescentes das classes populares atribuem à relação que se estabelece entre eles. A concepção de adolescência adotada neste trabalho é a de fenômeno construído social e historicamente, não sendo interpretada como uma fase natural do desenvolvimento humano. A presente pesquisa enquadra-se no tipo qualitativo e é pautada pelos pressupostos teórico-metodológicos da psicologia sócio-histórica de Vigotski, fundamentados na perspectiva do materialismo histórico e dialético. Participaram como sujeitos cinco duplas de irmãos adolescentes entre 12 e 18 anos de idade, que frequentavam a Escola de Circo, um dos programas de extensão do Instituto Dom Fernando (IDF) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGoiás) em Goiânia (GO). Os dez irmãos foram entrevistados individualmente e, ao final das entrevistas, cada um produziu um desenho expressando a sua relação com o irmão. Posteriormente, participaram de dois grupos focais (GF), separando-se os componentes das duplas de irmãos, cada um tendo tomado parte em um grupo diferente: GF1 e GF2. A partir dos núcleos de significação dos sujeitos, apreenderam-se os sentidos e os significados que cada adolescente atribuiu a si, ao irmão e à família. Neste trabalho, buscou-se defender a seguinte tese central: os sentidos e os significados atribuídos pelos adolescentes participantes à sua relação com seu irmão são marcados por relações afetivas, que são os conflitos e a amizade. A partir dessa tese central, procurou-se defender outras, como: a ausência de autoridade dos pais (e a fragilidade afetiva da família) cede lugar às situações de autoritarismo entre irmãos; a violência e a rivalidade na família são constituintes e constituídas dialeticamente a partir da violência na sociedade; a família é o lugar legítimo para a educação/criação dos filhos. De forma geral, constatou-se que os próprios adolescentes trazem consigo um conceito naturalizante sobre adolescência. Conclui-se que a violência física ou verbal entre irmãos adolescentes foi desencadeada pelas relações de desigualdade e de assimetria entre eles. A amizade entre irmãos adolescentes configura-se em um aspecto importante das relações entre eles, e embora também haja conflitos, estas relações podem ser muito gratificantes e enriquecedoras para ambos. A família, conjunto complexo das relações entre seus membros, constituiu o espaço dos antagonismos vivenciados pelos irmãos adolescentes, assim como entre todos os seus membros.por
dc.description.abstractThis study aimed to apprehend the senses and meanings that adolescent siblings of popular classes attribute to the relationship that is established between them. In this study, we adopt the concept of adolescence as a socially and historically constructed phenomenon, which is not interpreted as a natural phase of human development. The present research is qualitative and based on the theoretical and methodological principles of Vigotski s social-historical psychology, focusing on the historical and dialectical materialism perspective. The participants were five pairs of adolescent siblings from 12 to 18 years old, enrolled in Escola de Circo, one of the extension programs of the Instituto Dom Fernando (IDF) at the Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), in Goiânia (GO). The ten participants were interviewed individually and, at the end of the interviews, each of them produced a drawing expressing their relationship with the sibling. After that, they participated in two focal groups (FG), for which they were separated and each member of the sibling dyads took part in a different group: FG1 and FG2. According to the core meanings of the participants, it was possible to apprehend the senses and meanings that each adolescent attributed to himself, the sibling, and the family. In this study, the following main thesis was pursued: the senses and meanings attributed by the participant adolescents to their relationship with the sibling are marked by affective relationships, which are conflicts and friendship. From this principal thesis, others were also pursued, such as: lack of parental authority (and the affective fragility of families) gives way to situations involving violence and authoritarianism between siblings; violence and rivalry within the family are dialectically constituent and constituted based on violence within society; family is the legitimate place for children education/upbringing. Overall, this study evidenced that the adolescents have a naturalized concept of adolescence. We conclude that the physical or verbal violence between adolescent siblings was triggered by the uneven and asymmetrical relationship between them. Friendship between adolescent siblings is an important aspect of their relationship, and although conflicts are also present, this relationship may be very gratifying and enriching for both. Family, the complex combination of the relationships of its members, constituted the space for the antagonism experienced by adolescent siblings, as well as by all its members.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:18:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raquel Maracaipe de Carvalho.pdf: 15547046 bytes, checksum: ecfd8589639799fb2e41ab364b3d48a2 (MD5) Previous issue date: 2011-06-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5557/Raquel%20Maracaipe%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectFamílias de classe popularpor
dc.subjectPsicologia sóciohistóricapor
dc.subjectRelações entre irmãospor
dc.subjectSentidos e significadospor
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectPopular class familieseng
dc.subjectSocial-historical psychologyeng
dc.subjectSibling relationshipseng
dc.subjectSenses and meaningseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleRELAÇÕES ENTRE IRMÃOS ADOLESCENTES: SENTIDOS E SIGNIFICADOS.por
dc.title.alternativeRELATIONSHIPS BETWEEN ADOLESCENT SIBLINGS: SENSES AND MEANINGSeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raquel Maracaipe de Carvalho.pdf15,18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.