Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagri, Maíra Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9162541809102301por
dc.contributor.advisor1Coelho, Cristiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6por
dc.contributor.referee1Medeiros, Carlos Augusto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3521040281381251por
dc.contributor.referee2Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792962U2por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:20:52Z-
dc.date.available2016-05-11-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.identifier.citationMAGRI, Maíra Ribeiro. Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1904-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo comparar os efeitos das intervenções FAP e THS nas classes de comportamentos relacionados a habilidades sociais (ou ansiedade social) de um participante adulto fóbico social, comparar os resultados das aplicações do SPIN e do IHS antes e depois da intervenção; avaliar o nível de ansiedade ao longo da intervenção e entre as sessões. Para isso, foi utilizado um delineamento AB1CB2 de linha de base múltipla entre comportamentos sendo A a fase de linha de base, B1 e B2 as fases em que duas classes de comportamento (C1 e C2) passaram por intervenções FAP e outras duas (C3 e C4) por intervenção THS e C a fase em que as classes C1 e C2 passaram por THS e C3 e C4 foram submetidas a intervenção FAP. Os resultados apontaram um aumento na frequência de ocorrência das classes de comportamento sob intervenção ao longo das sessões, com maiores frequências nas sessões de FAP. O participante relatou maior nível de ansiedade nas sessões de THS comparado às de FAP. Em relação às aplicações dos instrumentos, não foi possível observar diferença entre as aplicações realizadas antes da linha de base e ao final das intervenções. Os dados indicaram que a FAP também pode ser eficaz no tratamento de comportamentos relacionados a habilidades sociais. Contudo, novos estudos devem ser realizados tanto para avaliar a generalização como para fornecer mais evidências da eficácia e prover à área de pesquisa e de aplicação a possibilidade de fornecer tratamentos mais eficazes aos comportamentos problemas.por
dc.description.abstractThis study aimed to compare the effects of FAP and THS interventions on behaviors related to social skills class (or social anxiety disorder) of an adult participant with social phobic, to assess the level of anxiety during the intervention and between sessions, and to compare the results of the SPIN and IHS before and after the intervention and compare. For that, it was used an AB1CB2 multiple baseline design between behaviors where A was the baseline phase, B1 and B2 were phases in which two classes of behavior (C1 and C2) were submitted to FAP interventions and other two (C3 and C4) were submitted to THS interventions, and C was intervention phase classes of behavior (C1 and C2) were submitted to THS interventions and other two (C3 and C4) were submitted to FAP interventions. The results showed an increase in the frequency of occurrence of classes throughout the sessions and the highest frequencies were in the sessions of FAP. The participant related a higher level of anxiety in THS sessions compared to FAP. The application of the instruments, showed no difference between aplications before and after interventions. The data indicated that FAP may be effective in the interventions for social skill behaviors. However, further studies should be performed either to evaluate the generalization and for provide more evidence of the effectiveness and provide the area of research and application the possibility of providing more effective treatments to behavior problems.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maira Ribeiro Magri.pdf: 752733 bytes, checksum: af7ce31e8751e2549e6bc05bca14762c (MD5) Previous issue date: 2015-12-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5786/Maira%20Ribeiro%20Magri.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecthabilidades sociaispor
dc.subjectansiedadepor
dc.subjectlinha de base múltipla, FAP, THSpor
dc.subjectsocial skilleng
dc.subjectanxietyeng
dc.subjectmultiple base line, single case design, FAP, Social Skill trainingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleTreino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maira Ribeiro Magri.pdf735,09 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.