Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Vania Garcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9148528466379871por
dc.contributor.advisor1Peres, Vannuzia Leal Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700991U4por
dc.contributor.referee1Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6147915222521542por
dc.contributor.referee2Macêdo, Kátia Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781842A0por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:21:38Z-
dc.date.available2008-11-20-
dc.date.issued2008-08-01-
dc.identifier.citationPINTO, Vania Garcia. Família e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentes. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1995-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou identificar elementos sociais e educacionais envolvidos com processos de escolarização de adolescentes de escola pública, e descrever os significados desses processos para suas famílias. Com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky, buscou-se atingir estes objetivos a partir da análise e interpretação das histórias das famílias e de seu envolvimento no contexto escolar de seus filhos. Participaram desta pesquisa 4 (quatro) famílias de alunos da escola citada. O instrumento utilizado foi a entrevista, realizada nas residências das famílias participantes. Os resultados mostraram que todas as famílias, embora com dificuldades de subsistência, fazem questão de manter os filhos na escola. Pais e mães são responsáveis pelo sustento familiar e figuram como parte integrante do processo de escolarização. É possível considerar que é por meio das interações com a escola que as famílias constroem os significados de sua inserção nos processos de desenvolvimento de seus filhos adolescentes. A escola não é a única responsável pela formação do ser humano, por isso esta pesquisa sugere o alcance deste projeto para contribuir com novas metodologias de investigação envolvendo profissionais, alunos e famílias.por
dc.description.abstractThis study aimed to identify the social and educational processes of schooling of adolescents from public and private schools and describe the meanings of this processes for their families. Based on the Vygotsky`s historical- cultural theory, one tried to achieve these goals from analysis and interpretation of stories of family and their involvement in the school of their children. Four families of students from the cited school participated of this research. Fathers and mothers are responsible for the family livelihood and they are part of the schooling process. It s possible to consider that is through the interactions that the students and families construct the meaning of their insertion in the development of their adolescent children. The school is not the only one responsible for the formation of human being, that s why this work suggest this project to contribute with new methodologies of investigation about professional, students and families.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:21:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vania Garcia Pinto.pdf: 568576 bytes, checksum: 20e4ae06edffa5134d1de0a54560e870 (MD5) Previous issue date: 2008-08-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5906/Vania%20Garcia%20Pinto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolarização de Adolescentespor
dc.subjectDesenvolvimento Humanopor
dc.subjectFamília e Escolapor
dc.subjectAdolescent Schoolingeng
dc.subjectHuman Developmenteng
dc.subjectFamily and Schooleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleFamília e Escola nos Processos de Escolarização de Adolescentespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vania Garcia Pinto.pdf555,25 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.