Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Nívia Claudia Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813915004789864por
dc.contributor.advisor1Sousa, Sônia Margarida Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7por
dc.contributor.referee1Moreira, Maria Ignês Costa-
dc.contributor.referee2Zanini, Daniela Sacramento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8399407321735975por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:22:12Z-
dc.date.available2012-01-19-
dc.date.issued2010-04-12-
dc.identifier.citationLEITE, Nívia Claudia Santos. THE EMO TRIBE: EMOTIONS AS CONSTITUTIVE MEDIATIONS OF ADOLESCENCE. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2051-
dc.description.resumoEste trabalho resultou de pesquisa acerca do significado de ser adolescente para dez integrantes da tribo urbana emotional hardcore (EMO) na cidade de Goiânia, GO. Pretendeuse apreender os sentidos e os significados que adolescentes pertencentes à tribo EMO atribuem à adolescência e as dimensões emocionais que se fazem presentes em sua relação consigo mesmos, com seus pares, suas famílias, suas escolas e a sociedade. A pesquisa objetivou oferecer uma contribuição para o campo da psicologia social, ampliando o conhecimento acerca da adolescência na perspectiva da psicologia sociohistórica, em relação tanto à singularidade do sujeito quanto à subjetividade social em que os participantes deste estudo estão inseridos. Esta pesquisa foi conduzida pautando-se na psicologia sociohistórica e tendo como seu principal representante Vigotski, que se apropriou do materialismo dialético como filosofia, teoria e método. Trabalhou-se com pesquisa qualitativa utilizando como abordagem a proposta metodológica da triangulação de procedimentos: observação simples, entrevistas e grupos focais. Participaram desta pesquisa dez adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, sendo cinco de cada sexo, todos pertencentes à tribo EMO. Neste estudo, deu-se voz a esses adolescentes, possibilitando compreendê-los como indivíduos significantes, que têm o que dizer, fazer, pensar, sentir, que têm consciência do que está acontecendo e que refletem os eventos da vida humana, revelando como são constituídos e se constituem com base em suas relações sociais. Portanto, em um primeiro momento, a análise dos sentidos e significados emergentes da pesquisa revelou a adolescência significada como tempo de bagunça, passagem e transição, cobranças, conflitos, incertezas e solidão, bem como de descobertas e desafios; já em um segundo momento, mostrou que estes sujeitos relacionaram a adolescência aos seus espaços dentro da própria tribo, na família e na escola, também tendo possibilitado a apreensão dos sentidos e significados sobre a sexualidade e os preconceitos vividos pelos adolescentes pertencentes à tribo EMO.por
dc.description.abstractIn this study, we researched the meaning of being an adolescent for ten members of the urban tribe named emotional hardcore (EMO) in the municipality of Goiânia, in the state of Goiás, Brazil. We intended to grasp the senses and the meanings that adolescents belonging to the EMO tribe attribute to adolescence and the emotional dimensions that are present in their relationships with themselves, their peers, their families, their schools, and society. This research aimed at offering a contribution to social psychology, broadening the knowledge about adolescence from the perspective of social historical psychology in relation to the singularity of the individual and the social subjectivity in which the study participants are inserted. This study was carried out based on social historical psychology and on Vigotski, its main representative, who used the dialectical materialism as a philosophy, theory, and method. We employed qualitative research using the methodological proposal of triangulation procedure: simple observation, interviews, and focus groups. Participants were ten adolescents, ranging from 15 to 17 years old, five of each sex, members of the EMO tribe. In this study, we gave these adolescents the chance of being heard, which opened the possibility of understanding them as significant individuals, who have things to say, to do, to think about, who are aware of what is going on around them, and who reflect the events of human life, revealing how they are constituted and how they constitute themselves based on their social relationships. Therefore, at first, the analysis of the senses and meanings that emerged during this research revealed that adolescence means a time to make a mess, passage and transition, pressure, conflicts, uncertainties, loneliness, as well as a time for discoveries and challenges; in a second moment, it showed that the participants correlated adolescence with their spaces in the EMO tribe, in their families, and in their schools, also allowing us to grasp both the senses and meanings of sexuality and prejudice experienced by the adolescents belonging to the EMO tribe.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:22:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nivia Claudia Santos Leite.pdf: 3117405 bytes, checksum: 86d58d006057b599e44fd25441307d9c (MD5) Previous issue date: 2010-04-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/6056/Nivia%20Claudia%20Santos%20Leite.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectPsicologia sociohistóricapor
dc.subjectTribo EMOpor
dc.subjectTribos urbanaspor
dc.subjectSocial historical psychologyeng
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectSocial psychologyeng
dc.subjectEMO tribeeng
dc.subjectUrban tribeseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleTRIBO EMO: EMOÇÕES COMO MEDIAÇÕES CONSTITUTIVAS DA ADOLESCÊNCIApor
dc.title.alternativeTHE EMO TRIBE: EMOTIONS AS CONSTITUTIVE MEDIATIONS OF ADOLESCENCEeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nivia Claudia Santos Leite.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.