Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Claudia Correia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9690006791661482por
dc.contributor.advisor1Rocha, Maria José Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190041375160574por
dc.contributor.referee1Sousa, Regina Sueli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520675432332881por
dc.contributor.referee2Neves, Denise Carmen de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1646779275185882por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:32:22Z-
dc.date.available2015-09-03-
dc.date.issued2015-03-31-
dc.identifier.citationBARROS, Claudia Correia da Silva. AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE.. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2201-
dc.description.resumoA tarefa de desenvolver um debate que possibilite novos significados para as relações sociais e, de certo modo, para que se construa um mundo melhor e relações sociais mais justas e democráticas, encontra, na redescrição de Richard Rorty (2005), um solo fértil para ser semeada e cultivada. Assim, a escolha pelo filme Escritores da Liberdade permitiu uma análise das estratégias de redescrição no tripé gênero, educação e cultura, prevalecendo, nas duas primeiras, a narrativa de histórias que tratam dos direitos já assegurados legalmente; já a terceira transcende o legal, sendo vista como algo impossível ou até estranho de aceitar-se em sociedade. Contudo, o importante é que haja uma narrativa. Esta dissertação apresenta três capítulos, desenvolvidos da seguinte forma: o primeiro refere-se à análise da relação entre a mulher e a educação; o segundo privilegia o debate dos conceitos de democracia, cidadania e cultura; o terceiro destaca a sala de aula 203 do filme, sua redescrição e o papel socioeducativo do Serviço Social no acesso ao direito à educação. As estratégias de redescrição na análise do tripé: gênero, educação e cultura no contexto do filme Escritores da Liberdade permitiram um novo olhar sobre a educação, em especial sobre a especificidade feminina, por contribuir diretamente para a construção da cidadania e da democracia. Acredita-se que, embora a intenção do produtor do filme fosse abordar temas relacionados ao ensino-aprendizagem, a redescrição esteve presente em toda a história, em virtude da desconstrução e construção dos novos hábitos dos alunos e da professora Erin Gruwell. Isso configura a possibilidade de escrever novos significados, novas abordagens, novos vocabulários de tudo aquilo que se acreditava ter esgotado.por
dc.description.abstractThe task of developing a debate that enables new purposes in social relations and, in a way, to build a better world, with more equitable and more democratic social relations. These are tasks presented in the redescription, by Richard Rorty (2005), as a fertile soil to be sown and cultivated. In this sense, by choosing the movie "Freedom Writers," in which ables to propose an analysis of strategies to redefine gender, education and culture. According to Rorty (2005) there are three redefining strategies. In the first and second ones prevail stories that deal with legally rights already guaranteed by the law and the third one transcends the legal matter, considered impossible or even strange to be accepted by the society. However it is important that it has a narrative. This dissertation presents three chapters. The first refers to the analysis of the relationship between the woman and education, the second focus on the discussion of democracy, citizenship and culture concepts and the third one highlights the classroom 203 from the film, by its redescription and the role of Social Work in right to education. The strategies of redescription in tripod gender, education and culture in the context of the film "Freedom Writers" allowed a new perspective on education, especially on the female role, who contributes directly in the construction of citizenship and democracy. It is believed that although the film production would address issues related to teaching and learning, the redescription is presented throughout the story, due to the deconstruction and construction of students and the teacher Erin Gruwell new habits. This sets up the possibility of writing new meanings, new approaches, new vocabularies from everything that was believed to have been exhausted.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:32:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLAUDIA CORREIA DA SILVA BARROS.pdf: 852179 bytes, checksum: b33ef52cdb73a06013ac9ccf925609fe (MD5) Previous issue date: 2015-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8059/CLAUDIA%20CORREIA%20DA%20SILVA%20BARROS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programServiço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectRedescriçãopor
dc.subjectGendereng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectRedescriptioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleAS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIA CORREIA DA SILVA BARROS.pdf832,21 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.