Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Iracy Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5633995712713317por
dc.contributor.advisor1Quadros, Eduardo Gusmão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113por
dc.contributor.referee1Ratts, Alecsandro José Prudêncio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0348844638764982por
dc.contributor.referee2Reinato, Eduardo José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:34:58Z-
dc.date.available2010-03-31-
dc.date.issued2010-01-14-
dc.identifier.citationPIRES, Iracy Barbosa. A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2262-
dc.description.resumoA presente dissertação busca compreender como se deu a formação da identidade dos descendentes dos africanos que vieram para o Brasil como escravos, através dos livros didáticos de história do Brasil. Trata- se de uma discussão importante, se considerarmos o papel que exerce o livro didático na educação formal como depositário dos conteúdos escolares. Este vem sendo utilizado ao longo dos anos como reprodutor e transmissor de ideologias do saber oficial, negando aos estudantes afro-brasileiros acesso às bases para o processo de construção de sua própria identidade. Na maioria das vezes, os livros didáticos cristalizam conceitos negativos, inferioriza a pessoa negra e empobrece o relacionamento humano no ambiente escolar. Analisaremos textos dos livros didáticos de Ensino Médio referentes aos africanos e seus descendentes para entender como as veiculações etnocêntricas contidas nesses textos contribuíram para o não reconhecimento dos negros e negras como pessoas merecedoras de respeito e oportunidades iguais no convívio social.por
dc.description.abstractThis text seeks understand the making of descendants of Africans identity, who came to Brazil as slaves, although textbooks of Brazil's history. Is an important discussion one, if we consider the role that exercises textbooks in formal education. Generally, this books has been used, over the decades, as transmitter to official ideologies, denying for Afro-Brazilian students access and bases to building their own identity. In most cases, the textbooks bring negative concepts, relegated black persons and impoverishes the human relationship in school environment. We analyze textbooks of school s describing Africans and their descendants with goal understand how the ethnocentrism contained therein. It has contributed to non-recognition of black people and deserves respect and equal opportunities in social life.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:34:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IRACY BARBOSA PIRES.pdf: 827443 bytes, checksum: 2bc8ae0f7bb6cc1b9bc45b2736aaaa98 (MD5) Previous issue date: 2010-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/7828/IRACY%20BARBOSA%20PIRES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programHistóriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlivro didáticopor
dc.subjectnegropor
dc.subjectidentidadepor
dc.subjecthistóriapor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectBlack Peopleeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRACY BARBOSA PIRES.pdf808,05 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.