Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPamplona, Agamenon Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928038735895790por
dc.contributor.advisor1Moura, Marlene Castro Ossami de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7376067782804492por
dc.contributor.referee1Baldino, José Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.contributor.referee2Jorge, Luiz Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9261836167931343por
dc.contributor.referee3Laraia, Roque de Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783538D7por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:37:20Z-
dc.date.available2009-09-24-
dc.date.issued2009-06-24-
dc.identifier.citationPAMPLONA, Agamenon Alves. REFLEXÕES PARA SE PENSAR AS DIFERENÇAS: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL. 2009. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2319-
dc.description.resumoPartimos do pressuposto de que a educação é patrimônio cultural imaterial, e na nossa pesquisa foi inserida a diversidade no cenário da educação básica, objetivando colher comprovações sobre a diversidade cultural dos nossos alunos não é plenamente valorizada não deixando de contemplar a Universidade, visando discernir se ela prepara ou não prepara os profissionais da educação para exercer a docência, interagindo com as diferenças. Como respaldo às proposições, passamos a averiguar por meio da literatura especializada, como se processou a colonização, a hibridação e a diversidade cultural no Brasil, do século XVI ao século XXI, assim como, refletir sobre as diferentes concepções de educação, cultura, multiculturalismo e patrimônio cultural no Brasil e, por último, a diversidade cultural na escola - base empírica do nosso propósito de estudo. Convém ressaltarmos que a pesquisa ocorreu numa escola pública municipal de Goiânia e que os sujeitos envolvidos foram os professores, os alunos e os funcionários da unidade educacional Escola Municipal Ernestina Lina Marra.por
dc.description.abstractWe start from the assumption that education is non-material cultural heritage, and in our research, diversity in basic education scenario was inserted, aiming at collecting evidence about whether or not cultural diversity of our students is being fully valued , not forgetting to contemplate University, aiming at distinguishing whether or not it prepares educators for teaching, interacting with differences. As a support for the hypotheses, we searched in specialized literature how colonization, hybridization, and cultural diversity in Brazil was processed, from 16th 21st century , we also reflected on different concepts of education, culture, multiculturalism, and cultural heritage in Brazil, and lastly, cultural diversity in schools-the empirical basis of our study. It is important to note that this research was conducted in a public municipal school in Goiânia and that the population involved was composed of teachers, students, and staff from the educational unit Ernestina Lina Marra Municipal School.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:37:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AGAMENON ALVES PAMPLONA.pdf: 7093357 bytes, checksum: 760681bfd8e206975a394742a7409471 (MD5) Previous issue date: 2009-06-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8075/AGAMENON%20ALVES%20PAMPLONA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programProfissional em Gestão do Patrimônio Culturalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectpatrimônio culturalpor
dc.subjectdiversidade culturalpor
dc.subjectculturapor
dc.subjectmulticulturalismopor
dc.subjecteducationeng
dc.subjectcultural heritageeng
dc.subjectcultural diversityeng
dc.subjectcultureeng
dc.subjectmulticulturalismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.titleREFLEXÕES PARA SE PENSAR AS DIFERENÇAS: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPALpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGAMENON ALVES PAMPLONA.pdf6,93 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.