Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaniago, Einstein Almeida Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370441785747990por
dc.contributor.advisor1Duarte, Arédio Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5722187114183697por
dc.contributor.referee1Cabrera, Isabel Ibarra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0765622564575420por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:37:24Z-
dc.date.available2009-09-25-
dc.date.issued2006-01-01-
dc.identifier.citationPANIAGO, Einstein Almeida Ferreira. LYCEU DE GOIÂNIA: Recuperação pela modernização. 2006. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2321-
dc.description.resumoO Lyceu de Goiânia, que chegou a ter indicadores de excelência nas suas primeiras décadas de funcionamento, presenciou seu número de alunos reduzir-se ano a ano a partir da década de 1990, chegando a ter seu turno noturno ameaçado de continuidade e indicadores oficiais de eficiência e eficácia alarmantes. Em 2003, com a declaração das instalações mais antigas da instituição como patrimônio histórico, abriu-se uma oportunidade para o Lyceu de Goiânia se reposicionar como uma unidade escolar tradicional e centro de referência na Rede Pública Estadual; entretanto, isso efetivamente não ocorreu. Em virtude do aparente paradoxo, configurado pelo crescente investimento em modernização a partir de 1999 e o diagnóstico institucional, o Lyceu apresentou-se como um objeto instigante para um Estudo de Caso que averiguasse a internalização de tecnologias gerenciais, bem como de tecnologias da informação e comunicação, como estratégia de modernização. A partir do diagnóstico institucional, desenvolveu-se uma proposta de recuperação do Lyceu de Goiânia, com a modernização de sua gestão e de suas práticas pedagógicas, através da reestruturação dos locus de desenvolvimento dos processos de ensino aprendizagem, da estruturação de uma participação ativa da comunidade local na vida escolar mediada pelo projeto comum de um centro de referência iconográfica, bem como através do alinhamento estratégico das ações pedagógicas pelo estabelecimento do patrimônio como tema transversal e integrativo das disciplinas curriculares.por
dc.description.abstractLyceu de Goiânia, which reached marks of excellence during its working decades, has seen its number of students decrease year by year since the 90 s, and even had the continuity of its nightly classes threatened, besides having alarming official marks of effectiveness and efficiency. In 2003, when its oldest construction was declared as a historical patrimony, there was an opportunity for Lyceu de Goiânia to be settled again as a traditional school and a reference among the State Public Schools; however, it effectively didn t happen. Due to the apparent paradox, formed by the increasing investing in modernization since 1999, and the institutional diagnostic, Lyceu appeared as an instigating object for a Case Study which could enquire the internalization and communication technologies, as a modernizing strategy. Proceeding from the institutional diagnostic, a proposal to recover Lyceu de Goiânia was developed, by modernizing its administration and pedagogical practice, by reorganizing the locus in which the teaching/learning processes are developed, organizing and active participation of the local community in the school life mediated by the common project of an iconographic reference, as well as by establishing the patrimony as a transversal and curriculum integration of the disciplines theme.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:37:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Einstein Almeida Ferreira Paniago.pdf: 9255401 bytes, checksum: f3901a069f83a48ed441e078a4f3affd (MD5) Previous issue date: 2006-01-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8111/Einstein%20Almeida%20Ferreira%20Paniago.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programProfissional em Gestão do Patrimônio Culturalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpatrimôniopor
dc.subjectgestão do conhecimentopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjecticonografiapor
dc.subjectpatrimonyeng
dc.subjectknowledge managementeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjecticonographyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.titleLYCEU DE GOIÂNIA: Recuperação pela modernizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Einstein Almeida Ferreira Paniago.pdf9,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.