Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2492
Tipo do documento: Dissertação
Título: O MARKETING COMO SISTEMA DE GESTÃO APLICADO À AGRICULTURA FAMILIAR
Autor: Felipe Neto, Adriano 
Primeiro orientador: Pietrafesa, José Paulo
Primeiro membro da banca: Rocha, Cleonice
Segundo membro da banca: Silva, Sandro Dutra e
Resumo: Os agricultores familiares historicamente encontram dificuldades para manutenção de seus empreendimentos e tem como característica a deficiência na gestão, conservação do meio ambiente e manejo do negócio. O marketing contemporâneo é compreendido como um sistema de gestão que visa o equilíbrio entre necessidades, expectativas e potencial da organização e do mercado em que atua. Se implantado com eficiência o marketing pode colaborar com a solidificação do empreendimento dos agricultores, o que poderá gerar equidade social, além de proporcionar a manutenção dos recursos naturais e melhor qualidade de vida de toda a familia, porém, para atingir esse patamar devem-se considerar as características culturais, políticas, ecológicas, espacial e ambiental da região que se encontre. O planejamento estratégico de marketing baseado na pesquisa de campo e em ferramentas específicas estabelece objetivos, metas e estratégias para os agricultores familiares buscarem sua sustentabilidade econômica, social e ambiental. Este trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva realizada através de questionário estruturado nos municípios de Silvania, Orizona e Bela Vista de Goiás e teve como objetivo diagnosticar as características gerais de seu objeto de estudo, que são os agricultores familiares, além de identificar o manejo, as tecnologias utilizadas e o grau de adequação às suas necessidades, bem como avaliar a capacitação e a qualificação dos produtores e a partir daí propor opções de gestão visando a consolidação dos produtores leiteiros.
Abstract: Family farmers historically run into some difficulties to keep their undertaking. That is due to management deficiency, environmental conservation and business handling. Contemporary marketing is consisted of a system that has in view the balance of necessities, expectations and the potential of organizations and the market that it performs on. If it is efficiently introduced, marketing can collaborate to the farmers undertaking consolidation, which can produce a social equity, besides providing natural resources maintenance and a better quality of life for the whole family. However, to reach this level, the cultural, political, ecological, and environmental and space areas, where it is located, should be taken into consideration. The marketing strategic planning is based on field research and also on specific tools that establish objectives, strategies to make viable for family farmers search for their economic, social and environmental sustainability. This paper is the result of bibliographical and descriptive research achieved through a questionnaire conducted in the cities of Silvania, Orizona and Bela Vista de Goiás, and has got as its aim to diagnose the general characteristics of its present object, which is the family farmers, moreover identify the handling, the used techniques, and the level of capacity suitable and as well a qualified producer, and from that point on proposing management options looking forward to the consolidation of the dairy producers.
Palavras-chave: Agricultura Familiar
Marketing
Gestão
Family Farming
Marketing
Management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Ecologia e Produção Sustentável
Citação: FELIPE NETO, Adriano. O MARKETING COMO SISTEMA DE GESTÃO APLICADO À AGRICULTURA FAMILIAR. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2492
Data de defesa: 26-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANO FELIPE NETO.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.