Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2629
Tipo do documento: Dissertação
Título: O AMIANTO CRISOTILA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL
Autor: Araújo, évelyn Cintra 
Primeiro orientador: Paula, Gil Cesar Costa de
Primeiro membro da banca: Lambert, Jean Marie
Segundo membro da banca: Chaves, Isivone Pereira
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar a relação entre o uso, a produção, a exploração e o comércio do amianto crisotila e o desenvolvimento sustentável do Brasil. Contudo, a substância em questão deve ser analisada entretermos, posto que se subclassifica em tipos, cujos efeitos e riscos podem vir a ser diferentes, principalmente por não se ter certeza científica quanto à potencialidade cancerígena do tipo crisotila. É preciso, no entanto, pontuar a questão frente às políticas públicas, nacionais e internacionais, de gestão ambiental até então adotadas, e as que se possam vir a ser adotadas, no sentido de fomentar o uso controlado, capaz, portanto, de compatibilizar, de um lado, o desenvolvimento econômico-social brasileiro, e de outro, um meio ambiente de trabalho seguro e saudável, especialmente àqueles que se expõem ao crisotila. Nesta esteira de raciocínio, o discurso será conduzido de molde que, primeiramente, serão abordados os aspectos gerais acerca do minério; logo depois, será dada ênfase aos seus reflexos no ambiente ocupacional do trabalhador a ele exposto, relacionando as eventuais doenças decorrentes, para, num terceiro e derradeiro momento, abordar a possibilidade de uso sustentável do crisotila, a contemplar nessa abordagem a disciplina legal, nacional e internacional; a posição do Judiciário acerca da proibição ao mineral em referência; bem como a pressão pela sua substituição por fibras alternativas e as conseqüências sociais e econômicas decorrentes do seu banimento, nessa verdadeira guerra econômica, social e jurídica na qual o Brasil, um dos seus maiores produtores e exportadores, está inserido.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo investigar la relación entre el uso, producción, explotación y comercio del amianto crisotilo y el desarrollo sostenible de Brasil. Sin embargo, la sustancia en cuestión debe ser analizada entretener, ya que se subclasifica en tipos, los efectos y riesgos tienden a ser diferentes, sobre todo porque no hay certeza científica sobre el potencial carcinogénico del tipo de crisotilo. Debe, sin embargo, la puntuación de la pregunta que la opinión pública nacional e internacional de gestión medioambiental adoptado hasta el momento, y que pueden ser adoptadas con el fin de promover el uso controlado, por lo tanto, capaz de conciliar, por un lado, el desarrollo económico y social de Brasil, y otros, un entorno de trabajo seguro y saludable, especialmente los que están expuestos al crisotilo. A raíz de razonamiento, el discurso se llevará a cabo de manera que, en primer lugar, los aspectos generales se abordarán en el mineral, poco después, su énfasis se refleja en el ambiente laboral de los trabajadores expuestos a ella, la vinculación alguna enfermedad derivada de, una tercera y última vez, frente a la posibilidad del uso sostenible de crisotilo, para considerar este enfoque de la disciplina jurídica, la posición nacional e internacional de la judicatura sobre la prohibición en referencia a los minerales, así como la presión de su sustitución por fibras alternativas y las consecuencias sociales y económicas derivadas de su destierro en esta verdadera guerra económica, social y legal en el que Brasil, uno de los mayores productores y exportadores, se insertan.
Palavras-chave: amianto crisotila
desenvolvimento sustentável
uso controlado
Brasil
Desarrollo de crisotilo
sostenible
el uso controlado
Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento
Citação: ARAÚJO, évelyn Cintra. O AMIANTO CRISOTILA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL. 2011. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2629
Data de defesa: 10-Nov-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVELYN CINTRA ARAUJO.pdf564,35 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.