Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2696
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS PARA O ENSINO PÚBLICO EM GOIÂNIA.
Autor: Martins, João Flávio Freire 
Primeiro orientador: Paula, Gil Cesar Costa de
Primeiro membro da banca: Silva, Germano Campos
Segundo membro da banca: Correia, Paulo Petronilio
Resumo: A presente dissertação, intitulada Escola de Tempo Integral: Desafios para o Ensino Público em Goiânia objetivou discutir a respeito da educação de tempo integral oferecida pela rede pública de ensino, sua qualidade, desafios e desenvolvimento frente a atual sociedade. Bem como, investigar o trabalho docente frente a este novo desafio que é a implantação desse projeto educacional. Serão investigadas também quais são as dificuldades, os principais desafios e complexidades que envolvem essa modalidade de ensino e do espaço escolar. O que é a escola de tempo integral e a que população infantil, prioritariamente, as ações desse projeto alcança? Qual o espaço ela deve ocupar num país onde uma parte expressiva da sociedade vive abaixo da linha da pobreza e em total desagregação social? De que maneira uma proposta de educação de tempo integral, pode ser um elemento de avanço na escola pública, pode ser um elemento de avanço, no sentido de aprofundamento democrático, sem cair à lógica do controle e da segregação social das antigas e conhecidas instituições para crianças pobres? Essas questões foram sintetizadas no seguinte problema: qual o sentido da ampliação da jornada escolar, isto é, sob que base ela deve ser promovida? Necessário se faz que os objetivos da escola sejam repensados, com o enfoque para uma escola que promova o desenvolvimento da pessoa como um todo, que a acessibilidade e a permanência sejam iguais para todos, observando a qualidade do que é oferecido para que possibilite ao educando o pleno gozo de sua cidadania. Este trabalho investigativo pautou-se no aspecto metodológico de pesquisa metodológica e de campo, e teoricamente nos posicionamentos e argumentações dos teóricos educadores que trabalham este tema. A pesquisa de campo desenvolveu acompanhando as oficinas e recreação de 7 escolas de tempo integral de Goiânia.
Abstract: This dissertation, entitled "Full-Time School: Challenges for Public Education in Goiania," discusses the respect of full-time education offered by public schools, their quality, and development challenges facing the current society. And investigate the teaching forward to this new challenge is the implementation of this educational project. Also be investigated what the difficulties are the main challenges and complexities involved in this type of education and school environment. What is the school full time and that the child population, primarily the actions of this project reach? How much space it should occupy a country where a significant break of society living below the poverty line and total social disintegration? How a proposal for full-time education, may be an element of progress in public school, may be an element of progress in the sense of democratic deepening, without falling into the control logic and social segregation of old and well known institutions to poor children? These issues were summarized in the following problem: what is the meaning of the expansion of the school day, on what basis it should be promoted? Rethinking the school and its goals is an emerging issue. A school that is geared towards the full development of the person with equal conditions of access and retention, quality assurance standards and the possibility of full citizenship. This research was based on the methodological aspect of literature and field, and it was argued theoretically in the arguments of researchers and educators all expounding on this theme. The field research developed following the workshops and Recreation 7 public schools in Goiânia.
Palavras-chave: Tempo
Espaço Escolar
Educação
Educação de Tempo Integral
Time
Space School
Education
Education Full-Time
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento
Citação: MARTINS, João Flávio Freire. ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS PARA O ENSINO PÚBLICO EM GOIÂNIA.. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2696
Data de defesa: 1-Fev-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAO FLAVIO FREIRE MARTINS.pdf18,03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.