Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Fábio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2931317694322291por
dc.contributor.advisor1Pasqualetto, Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143por
dc.contributor.referee1álvares, Manoel da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3662747592042739por
dc.contributor.referee2Santos, Benjamim Jorge Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109150393605727por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:49:50Z-
dc.date.available2013-04-19-
dc.date.issued2012-06-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Fábio de. The Use of Technology Monorail as an Alternative Urban Transport in the Metropolitan Area of Goiânia.. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2798-
dc.description.resumoUma das abordagens do termo mobilidade tem como parâmetro a relação entre o espaço urbano territorial, o trânsito e os transportes e os elementos e tecnologias facilitadoras de deslocamentos de pessoas e bens. Os transportes e o trânsito têm se tornado atualmente, em cidades de médio e grande porte, um entrave ao desenvolvimento urbano e regional face às diversas situações antagônicas vivenciadas no contexto dos deslocamentos. Modelos de gestões são engendrados com a finalidade de buscar soluções, por parte da administração pública. Na cidade de Goiânia, município pólo-concentrador de atividades da Região Metropolitana de Goiânia, região com população estimada pelo IBGE, em 2011, de 2.206.134 habitantes e estimados 1.000.000 de veículos circulando em seu sistema viário, o embate pelo espaço nos leitos das vias entre veículos de passeio, de cargas e de transporte de passageiros, já permite uma visualização, nos horários de pico e em algumas regiões, do nível de saturação do sistema, o que compromete o transporte público de passageiros. Por sua vez, o modelo de gestão do Sistema de Transporte Público de Passageiros, efetivamente metropolitano e integrado, não tem conseguido alcançar metas satisfatórias em seus planos de ações tendo em vista suas características organizacionais. O presente trabalho propõe uma análise da inserção do uso da tecnologia monotrilho no Sistema Integrado de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia, através da metodologia de análise custo benefício, a partir de uma caracterização sucinta da tecnologia monotrilho, de uma base de dados sobre o sistema e da definição de um traçado básico de itinerário no espaço territorial metropolitano.por
dc.description.abstractOne of the approaches of the term mobility lays upon the link between urban planning, transit and transportation, and the elements and technologies that facilitate the commuting of people and goods throughout the city. Lately, transportation and traffic have become in both, mid-sized and big cities, a barrier to urban and regional development, due to various antagonistic situations experienced when commuting. Management efforts are engendered by the government in an attempt to find solutions for the matter have proved ineffective so far. The city of Goiânia is a city-center hub of activities of a Metropolitan Area, a region with a population of an estimated 2,206,134 residents (IBGE, 2011), and 1,000,000 vehicles cruising its road system (DETRAN, 2001). The struggle for room in the lanes, among passenger cars, freight and passenger transport, is already noticeable during peak hours. The saturation level of the system undermines the effective public passenger transportation. In turn, the management of a Passenger Public-Transportation System that is effectively integrated has failed to reach satisfactory results, considering the organizational traits that have been put in action up to now. This paper proposes an analysis of the deployment of the monorail technology in the Integrated Passenger Public-Transportation in the metropolitan area of Goiânia, by means of a methodology of cost-benefit analysis, depicting a brief characterization of monorail technology, a database on the transport system and the definition of a basic layout of metro route in territorial space. As a product, the result of cost-benefit analysis proposes a basic model of monorail technology implementation in the Metropolitan Public Transport Network in Goiânia, noting advantages and disadvantages of such a model. Last, but not least, final considerations about the methodology and the proposed model will be discussed.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:49:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FABIO DE SOUZA.pdf: 2499811 bytes, checksum: 7aa00c4ad11dc6a9f25197941d591ed8 (MD5) Previous issue date: 2012-06-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/8981/FABIO%20DE%20SOUZA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programDesenvolvimento e Planejamento Territorialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmobilidade urbanapor
dc.subjecttransporte público de passageiros e tecnologia monotrilho de transportes de passageiros.por
dc.subjecturban mobilityeng
dc.subjectpassenger-public transportationeng
dc.subjectand monorail passenger publictransportation and technologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleO USO DA TECNOLOGIA DE MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE URBANO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.por
dc.title.alternativeThe Use of Technology Monorail as an Alternative Urban Transport in the Metropolitan Area of Goiânia.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIO DE SOUZA.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.