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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3038
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Distúrbio vocal e estresse: os efeitos do trabalho na saúde de professores/as do ensino fundamental de Goiânia. |
Autor: | Amorim, Sâmia Neves Maciel de Carvalho |
Primeiro orientador: | Jonas, Eline |
Primeiro membro da banca: | Afonso, Lucia Helena Rincon |
Segundo membro da banca: | Rocha, Dais Goncalves |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de um estudo exploratório quantitativo e qualitativo sobre a ocorrência de problemas vocais e estresse em professores/as do ensino fundamental de Goiânia, com uma transversalidade de gênero. Utiliza formulários com questões abertas e fechadas sobre a situação socioeconômica e de saúde, entrevistas por saturação de informação e testes para avaliação de voz e estresse. Estabelece a relação entre distúrbio vocal e estresse com a precariedade do trabalho a que estão submetidos os/as professores/as e mostra maior impacto sobre as mulheres. Identifica uma alta incidência de distúrbios vocais e de estresse e constata esses sintomas como um problema de saúde do trabalhador. Conclui sobre a necessidade de estabelecer programas que levem em consideração a influência dos fatores do trabalho sobre a saúde profissional, dentre eles a saúde vocal e a saúde mental. |
Abstract: | This study presents results of a quantitative and qualitative exploratory study about the occurrence of vocal problems and stress among teachers of primary education in Goiânia, comparing between genders. It uses blank forms with open and closed questions about their social-economic and health situation, interviews by saturation of information and tests for voice and stress evaluation. It shows the relation between vocal disorder and stress and the precariousness of the labor conditions to which teachers are submitted and shows these have a heavier impact on women. It identifies a high incidence of vocal disorders (65,6%) and stress (55%) and relates these symptoms to occupational health. It concludes that there is a need for establishing programs that consider the influence of labor conditions on professional health, including vocal and mental health. |
Palavras-chave: | Condições de trabalho docente Saúde do/a professor/a Distúrbio vocal Estresse. Teaching labor conditions Vocal disorder Stress. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | UCG |
Departamento: | Departamento de Biomedicina |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde |
Citação: | AMORIM, Sâmia Neves Maciel de Carvalho. Distúrbio vocal e estresse: os efeitos do trabalho na saúde de professores/as do ensino fundamental de Goiânia. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) - Departamento de Biomedicina, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3038 |
Data de defesa: | 27-Jun-2006 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SAMIA NEVES MACIEL DE CARVALHO AMORIM.pdf | 718,71 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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