Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Iúri-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7201675432649736eng
dc.contributor.advisor1Baldino, José Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893eng
dc.contributor.referee1Viana Neto, Alcyr Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9856526973412281eng
dc.contributor.referee2Cavalcante, Claudia Valente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694eng
dc.date.accessioned2016-09-08T12:53:04Z-
dc.date.issued2016-06-24-
dc.identifier.citationRibeiro, Iúri. FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: novas orientações legais, outras identidades profissionais?. 2016. [126 f]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .eng
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3461-
dc.description.resumoEsta investigação sob o título “FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: NOVAS ORIENTAÇÕES LEGAIS, OUTRAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS?”, está inserida na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Objetivou indagar os reflexos decorrentes das modificações trazidas pela Resolução CNE/CSE 07/2004, quando de uma formação integral do profissional de Educação Física para diferentes espaços de atuação, fracionando-se nas modalidades bacharel e licenciado, perspectivando duas identidades distintas. Definiu-se como problema de pesquisa, compreender sob quais condições históricoculturais, ocorreu este fracionamento do licenciado para os espaços escolares e o bacharel para múltiplos espaços de atuação, bem como seus impactos no exercício profissional. Como questão orientadora foi definido se este processo “de modificação” aponta para a construção e reconhecimento de identidades culturalmente diferenciadas dos profissionais? Trata-se de uma pesquisa de natureza críticoqualitativo de base documental sob análise da abordagem dialética para compreender o objeto de investigação inserido em uma totalidade histórica, ou seja, na globalização neoliberal capitalista. Os aportes teóricos foram buscados em Bourdieu (1983), Castellani (1988), Soares (1994), Ventura (2010) e Hall (2015). O corpus empírico foi constituído por documentos orientadores nacionais (CNE e MEC), o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) nos anos de 2013 e 2015, como também a produção científica no campo da Educação Física no Brasil no período entre 2004 e 2014: Revista Brasileira de Ciências do Esporte – CBCE, Revista Movimento – UFRGS, Revista Pensar a Prática – UFG (descritores: formação profissional em Educação Física, licenciatura e bacharelado em Educação Física e impactos políticosprofissionais da Resolução CNE/CSE 07/2004). Foram encontrados 08, 07 e 07 artigos respectivamente. Também constituiu análise dessa pesquisa a produção dos GTTs Epistemologia e Formação Profissional e Mundo do Trabalho do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. As conclusões apontam que as novas orientações legais para a Educação Física, resultaram da política econômica neoliberal em vigor. A Resolução CNE/CSE 07/2004 fracionou o campo em escolar e não escolar, limitando a formação pedagógica. O CONFEF, trata o campo escolar como “livre” de fiscalização. Não há consenso quanto à dupla formação. O CONFEF amparado pelas orientações legais, defende o fracionamento. O CBCE questiona o modelo fracionado. Este dissenso não se refletiu nos meios acadêmico e científico, considerando-se o reduzido número de trabalhos apresentados nas fontes indicadas pelo corpus empírico. Quanto às identidades bacharel e licenciado, pode-se considerar que o profissional de E.F., carrega determinações resultantes das novas orientações legais, um novo jogo político no campo da E.F., uma caracterização constitutiva do sujeito pós-moderno (HALL, 2015), detentor de identidades em construção, móveis e distintas.eng
dc.description.abstractThis research under the designation "QUALIFICATION IN PHYSICAL EDUCATION IN BRAZIL: NEW LEGAL GUIDELINES, OTHER PROFESSIONAL IDENTITIES", it´s inserted in the line of Education Research, Society and Culture. Objectfied to inquire the repercussion of the Resolution CNE / CSE 07/2004, when a full professional qualification of physical education for different areas of operation, it breaks up on the Bachelor and Graduation modalities, viewing two distinct identities. Was defined as the research problem understand under what historical and cultural conditions, occurred this fractionation licensed for school spaces and a bachelor for multiple performance spaces and their impact on professional practice. Guiding question was set up this process "modification" points to the construction and recognition of culturally differentiated identities of professionals? This is a critical and qualitative nature of research documentary based on analysis of the dialectical approach to understanding the research object inserted in a historical totality, that is, in the capitalist neoliberal globalization. The theoretical contributions were sought in Bourdieu (1983), Castellani (1988), Soares (1994), Ventura (2010) and Hall (2015). The empirical corpus was composed of national guiding documents (CNE and MEC), in the Brazilian Congress of Science of Sports (CONBRACE) in the years 2013 and 2015, as also in the scientific production in the field of Physical Education in Brazil between 2004 and 2014: Revista Brasileira de Ciências do Esporte – CBCE, Revista Movimento – UFRGS, Revista Pensar a Prática – UFG (descriptors: professional qualification in Physical Education, Graduation and Bachelor degree in physical education and political and professional impact of Resolution CNE / CSE 07/2004). Was Found 08, 07 and 07 articles respectively. Also provided analysis of this research the production of GTTs Epistemology and Professional Qaulification and the World of Work of the Brazilian Congress of Science of Sports. The conclusions indicate that the new legal guidelines for Physical Education, resulted from neoliberal economic policy in aplly. The Resolution CNE / CES 07/2004 fractionated the field in school and not school, limiting pedagogical qualification. The CONFEF considers school field as "free" inspection. There is no consensus on the dual qualification. The CONFEF supported by legal guidelines, advocating fractionation. The CBCE question the fractional model. This disagreement was not reflected in the academic and scientific means, considering the small number of works presented in the sources indicated by the empirical corpus As for the bachelor and licensed identities, one can consider that the E.F. professional, loads resulting determinations of the new legal guidelines, a new political game in the field of the E.F., a constitutive characterization of the postmodern subject (HALL, 2015), holder identities in construction, mobile and distinct.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2016-09-08T12:53:04Z No. of bitstreams: 1 IÚRI RIBEIRO.pdf: 1935141 bytes, checksum: 023f2001d2c82112b201dc474977e337 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-08T12:53:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IÚRI RIBEIRO.pdf: 1935141 bytes, checksum: 023f2001d2c82112b201dc474977e337 (MD5) Previous issue date: 2016-06-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10265/I%c3%9aRI%20RIBEIRO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação Física, bacharel, licenciado, formação integral.por
dc.subjectPhysical Education, Bachelor, Graduation, integral formation, fractional formation.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleFORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: novas orientações legais, outras identidades profissionais?eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IÚRI RIBEIRO.pdfTexto Completo1,89 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.