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Tipo do documento: Tese
Título: POLÍTICA DAS LICENCIATURAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O ETHOS DOCENTE EM (DES)CONSTRUÇÃO.
Autor: Estrela, Simone da Costa 
Primeiro orientador: Brzezinski, Iria
Primeiro membro da banca: Brito, Wanderley Azevedo de
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Terceiro membro da banca: Baldino, José Maria
Quarto membro da banca: Menezes Junior, Antônio da Silva
Resumo: Os Institutos Federais foram criados pela Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Em seu artigo 7º, IV, “b” institui-se a obrigatoriedade na oferta de Licenciaturas, prioritariamente nas áreas de Ciências, Matemática e Educação Profissional. Essa imposição deriva das políticas públicas educacionais da época, a exemplo do Plano de Desenvolvimento da Educação, que se baseou no relatório do Conselho Nacional de Educação intitulado a “Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais”. As licenciaturas foram, então, instituídas nos Institutos Federais como medida emergencial para o possível apagão do ensino médio. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar o ethos docente na Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde. Os específicos são: a) revisitar a história dos Institutos Federais e da formação docente no Brasil e a inserção das Licenciaturas em instituições técnicas; b) compreender o ethos da formação de professores em uma instituição que, historicamente, dedica-se à educação profissional; c) analisar as contradições ou convergências no ethos docente sob a ótica dos egressos. O problema de pesquisa: As revelações dos egressos e dos professores-formadores da Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde convergem para a constituição de um ethos docente ou o contradizem? Os eixos teóricos orientadores do referencial são: a) origem histórica dos Institutos Federais, com apoio nos documentos legais e nas ideias de Cunha (1997; 2000b); Pacheco (2009; 2010); b) identidade dual do ensino brasileiro, nos escritos de Saviani (2007), Ciavatta e Ramos (2011), Teixeira (2007), Cunha (2000a), Frigotto e Ciavatta (2003); c) Políticas Educacionais de Formação de Professores com aporte em Saviani (1991; 1992; 1999; 2005; 2007; 2009; 2010; 2012); Brzezinski (1987; 1995; 1999; 2000; 2001; 2002; 2005; 2008; 2014); Nóvoa (1991; 1992); d) valorização e proletarização dos profissionais da educação, tendo como pilares, entre outros, as reivindicações, proposições e resultados de pesquisa da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação; e) a formação profissional com sustentação em Frigotto (1986; 1999; 2002; 2006; 2007), Ciavatta e Ramos (2011; 2013), Kuenzer (1999; 2000). Optou-se pelo materialismo histórico dialético como método de pesquisa, visto que ele possibilita uma visão da totalidade do real, vislumbrado na luta de classes, no cerne da contradição engendrada pela sociedade capitalista e que se instala como prática na instituição de ensino superior na formação de licenciados. A abordagem da pesquisa é quanti-qualitativa e a metodologia contempla a análise dos dados empíricos colhidos em questionário. Os sujeitos da pesquisa contam 11 professores-formadores e 12 egressos. Da análise dos dados empíricos emergiram três categorias: Categoria 1: Profissão professor-professora, formação, valorização e proletarização; Categoria 2: Trabalho Docente: concepção e o contraditório na escolha da profissão docente; Categoria 3: Elementos constitutivos do ethos docente: tridimensionalidade e Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Rio Verde. Conclui-se que os Institutos Federais estão ampliando as áreas de oferta das Licenciaturas, indo além das áreas consideradas prioritárias. A dualidade ainda está impregnada nos Institutos Federais, a maioria dos egressos não quer ser professor/licenciado. A profissão professor-professora não é atrativa social e economicamente. Existem potencialidades e fragilidades na Licenciatura em Ciências Biológicas que influenciaram na constituição do ethos docente, dentre elas citamse como potencialidade o regime de dedicação exclusiva e a alta titulação dos professoresformadores e, como fragilidades, ausência de pesquisa em Educação dos professoresformadores; ênfase do conhecimento específico em detrimento do pedagógico; professores especializados no conhecimento específico ministrando disciplinas pedagógicas.
Abstract: The Federal Institutes were created by Law No. 11,892 in 29 December 2008. In Article 7, IV, "b" is establishing the obligation in offering Licenciate degress, primarily in the areas of Science, Mathematics and Professional Education. This levy derived from the educational policies of the time, such as the Education Development Plan, which was based on the National Council of Education report entitled the "Shortage of teachers in high school: emergency and structural proposals". The licenciate degrees were then instituted in the Federal Institutes as an emergency measure for the possible high school blackout. The main objective of this research is to analyze the teaching ethos in Licenciate Degree of Biological Sciences at the Federal Institute Goiano - Campus Rio Verde. Specifics are: a) revisit the history of the Federal Institutes and teacher training in Brazil and the insertion of licenciate degrees in technical institutions; b) understand the ethos of teacher training at an institution that historically dedicated to professional education; c) to analyze the contradictions or convergences in the teaching ethos from the perspective of graduates. The research problem: The revelations of graduates and teacher-trainers of licenciate degrees in Biological Sciences at the Federal Institute Goiano - Campus Rio Verde converge to constitute a teaching ethos or contradict it? The guiding theoretical axes of reference are: a) historical origin of the Federal Institutes with support in legal documents and Cunha’s ideas (1997; 2000b); Pacheco (2009; 2010); b) dual identity of the Brazilian education in the writings of Saviani (2007), Ciavatta and Ramos (2011), Teixeira (2007), Cunha (2000a), and Frigotto Ciavatta (2003); c) Educational Policy contribution with Teacher Training in Saviani (1991; 1992; 1999; 2005; 2007; 2009; 2010; 2012); Brzezinski (1987; 1995; 1999; 2000; 2001; 2002; 2005; 2008; 2014); Nóvoa (1991; 1992); d) enhancement and proletarianization of education professionals, with the pillars, among others, claims, proposals and research results of the National Association for Training of Education Professionals; e) vocational training with support in Frigotto (1986; 1999; 2002; 2006; 2007), Ciavatta and Ramos (2011; 2013), Kuenzer (1999; 2000). We opted for the historical dialectic materialism as a research method, since it enables a real view of totality, glimpsed in the class struggle, in the core of the contradiction engendered by capitalist society and that installs as a practice in the higher education institution training licenciate graduates. The research approach is quantitative and qualitative, methodology and includes the analysis of empirical data collected in the questionnaire. The research subjects have 11 trainers-teachers and 12 graduates. From the analysis of empirical data emerged three categories: Category 1: teacher profession, training, appreciation and proletarianization; Category 2: Teaching Work: conception and contradictory in choosing the teaching profession; Category 3: Constituent elements of the teaching ethos: three-dimensionality and Degree in Biological Sciences Campus Rio Verde. In conclusion, the Federal Institutes are expanding the offer of licenciate degrees areas, going beyond the priority areas. Duality is still impregnated in the Federal Institutes, the most graduates do not want to be a teacher / licenciated. The teacher profession is not attractive social and economically. There are strengths and weaknesses in Biological Sciences Licenciate Degree that influenced in the formation of the teaching ethos, among them can mention as potential the exclusive dedication and high titer of trainers and teachers as weaknesses; lack of research in Education teachers- trainers, emphasis of specific knowledge in detriment of pedagogical; specialized teachers in specific knowledge teaching pedagogical subjects.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Formação de professores. Institutos Federais. Ciências Biológicas. Egressos. Ethos docente.
Educational policies; Teacher training; Federal institutes; Biological sciences; Outpatients; teaching ethos.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Estrela, Simone da Costa. POLÍTICA DAS LICENCIATURAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O ETHOS DOCENTE EM (DES)CONSTRUÇÃO.. 2016. [189 f.]. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3499
Data de defesa: 28-Jun-2016
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