Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3543
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pensando e atuando com o conceito cor: a perspectiva dos professores de arte do ensino fundamental
Autor: Oliveira, Nelisa Tânia Coe de 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Soares, Marcos Antônio
Segundo membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto o conceito Cor e está baseada na teoria histórico-cultural e na teoria do ensino desenvolvimental. Quanto ao problema investigado, este foi direcionado para as seguintes indagações: O que pensa o professor que ensina artes para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sobre a formação do conceito Cor? Como esse professor ensina o conceito Cor? Ele adota uma referência teórico-pedagógica? A pesquisa teve como objetivo geral: investigar como os professores de arte pensam e atuam com o conceito cor. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar o entendimento que professores de Arte do 7º ano do Ciclo III têm sobre conceito; identificar que conceito Cor eles expressam; analisar a forma como os professores organizam suas ações no processo de ensinoaprendizagem; identificar os fatores do contexto escolar que influenciam no ensino e aprendizagem dos alunos. Para investigar o problema foram realizadas duas etapas. Pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica abrangeu o período de 2004 a 2014, com foco na formação do conceito Cor. A pesquisa de campo foi realizada em três escolas rede municipal de ensino de Goiânia. A coleta de dados incluiu entrevistas com os sujeitos e observações das aulas de Arte. Na análise dos dados, foram adotadas as orientações de Bogdan e Biklen (1994) para a categorização e sistematização dos dados, delineando-se às seguintes categorias: o ensino para a formação de conceitos - o ensino da conceituação de cor; a formação de conceitos e o conceito Cor, entendimento dos professores; a concepção teórica pedagógica dos professores; os fatores que influenciam no ensino e aprendizagem da Arte. Os resultados obtidos revelam que existe a preponderância da tendência progressista no ensino da Arte; o fator espaço acarreta tensão e inibe atividades artísticas; há necessidade de produção acadêmica e de novos livros didáticos que tragam a atualização no conhecimento do conceito Cor e a necessidade da fabricação de novos materiais didáticos como tintas escolares nas cores magenta e ciano.
Abstract: This research has as object the color concept and it is anchored in the historical-cultural theory and the theory of developmental education. The issue is directed to the following questions: What does the teacher who teaches Arts for students of the 7th grade of the elementary school on the formation of the concept? As this teacher teaches the color concept? He adopts a theoretical-pedagogical reference? The research had as general objective: investigate how art teachers think and act with the color concept. The following specific objectives have been defined: analyzed the understanding that art teachers of the 7th year of the cycle III have about concept; identify which color concept they express; analyze how teachers organize their actions in the teaching learning process; identify the factors of school context that influence in the teaching and learning of students. To investigate the problem were realized two steps. Bibliographical research and field research. The bibliographical research covered the period from 2004 to 2014, with a focus on color concept formation. The field research was conducted in three schools of the network municipal of teaching in Goiânia. The data collection included interviews with the subject and comments from art classes. In the analysis of the data was adopted the guidelines of Bogdan & Biklen (1994) for categorizing and systematizing of data outlining the following categories: education for the formation of concepts-the teaching of concept of color; the formation of concepts and the color concept, understanding of teachers; pedagogical theoretical conception of teachers; the factors that influence the teaching and learning of art. The results show that there is a preponderance of progressive trends in art education; the space factor causes tension and inhibits artistic activities; there is need for academic production of new textbooks that bring update on knowledge of the color concept and the need for making new teaching materials and school paints in the colors magenta and cyan.
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; Ensino Desenvolvimental; Formação de conceitos; Conceito Cor; Ensino de Artes Visuais.
Historical-Cultural Theory; Developmental Education; Concept formation; Color concept; Visual arts education.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Oliveira, Nelisa Tânia Coe de. Pensando e atuando com o conceito cor: a perspectiva dos professores de arte do ensino fundamental. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3543
Data de defesa: 26-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NELISA TÂNIA COE DE OLIVEIRA.pdfTexto Completo3,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.