Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3776
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9102054302073200 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Heliane Prudente | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1646676717277955 | eng |
dc.contributor.referee1 | Brzezinski, Iria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6603959142820263 | eng |
dc.contributor.referee2 | Feltrim, Maria Ignez Zanetti | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2365229275288151 | eng |
dc.date.accessioned | 2017-10-02T17:50:02Z | - |
dc.date.issued | 2002-08-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Valéria Rodrigues Costa de. A História dos Currículos de Fisioterapia: A Construção de uma Identidade Profissional. 2002. 329 f. Dissertação( Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia,2002. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3776 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho, fruto da experiência profissional docente em Cursos de Fisioterapia, foi idealizado como instrumento de compreensão/reflexão sobre as influências das forças políticas, sociais e históricas na construção da identidade profissional do fisioterapeuta no Brasil. Tem como eixo norteador os modelos curriculares adotados em três momentos da história: na década de 1950, com os cursos técnicos; 1960, com os cursos “técnicos de nível superior”; e 1980, com os cursos de nível superior. O objetivo da pesquisa foi o de, reconstruindo a história da Fisioterapia no Mundo e no Brasil, avaliar os seus impactos nos modelos curriculares e na construção da identidade profissional, interrelacionando-os. A metodologia utilizada envolveu análise de fontes documentais e entrevista oral. Entendendo a identidade profissional como uma construção coletiva, idealizada e concretizada em ações individuais, compreendem-se os avanços no processo de profissionalização e as limitações impostas à categoria. | eng |
dc.description.abstract | This study, a result of a teaching professional experience in Courses of Physiotherapy, was performed as an instrument of comprehension/reflection on the influences of political, social and historic forces in the construction of a professional identity of all physiotherapists living in Brazil. It was based in curriculum models adopted in three different moments of history: in the 50’s with technician courses, the 60’s when the technical courses were introduced at college and the 80’s with the introduction of Physiotherapy courses at universities. The aim of this research was to evaluate the impacts on the curriculum models and the reconstruction of the professional identity through the history of Physiotherapy in the world and in Brazil correlating them one to the other. The methodology used involved the analysis of documents and oral interviews. Understanding the professional identity as a collective construction, idealized and concretized through individual actions, we may be able to understand the advances in the processes of profissionalization and the limitations imposed to the occupation. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by admin tede ([email protected]) on 2017-10-02T17:50:02Z No. of bitstreams: 1 Valéria Rodrigues Costa de Oliveira.pdf: 10563985 bytes, checksum: 1bf758b52315a6ab8d22dc90f43faf3e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-02T17:50:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valéria Rodrigues Costa de Oliveira.pdf: 10563985 bytes, checksum: 1bf758b52315a6ab8d22dc90f43faf3e (MD5) Previous issue date: 2002-08-01 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11510/Val%c3%a9ria%20Rodrigues%20Costa%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UCG | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Fisioterapia | por |
dc.subject | Physiotherapy | eng |
dc.subject | currículos | - |
dc.subject | identidade profissional | - |
dc.subject | curriculum | - |
dc.subject | and professional identity | - |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | eng |
dc.title | A História dos Currículos de Fisioterapia: A Construção de uma Identidade Profissional | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Valéria Rodrigues Costa de Oliveira.pdf | Texto Completo | 10,32 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.