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dc.creatorDéroulède, Nilze Helena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9573272522613059eng
dc.contributor.advisor1Rabelo, Annete Scotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291600275053520eng
dc.contributor.referee1Brito, Maria Helena de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7903960189805773eng
dc.contributor.referee2Loureiro, Marcos Corrêa da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1129343704089942eng
dc.date.accessioned2017-10-04T12:28:44Z-
dc.date.issued2002-08-01-
dc.identifier.citationDÉROULÈDE, Nilze Helena. O setor de apoio no processo inclusivo escolar. 2002. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2002.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3778-
dc.description.resumoNeste estudo, é abordada a educação inclusiva, tendo sido escolhido como tema o Setor de Apoio no Processo Inclusivo Escolar, por fazer parte do Projeto Unidade de Referência recentemente desenvolvido pela Superintendência de Ensino Especial da Secretaria Estadual de Educação de Goiás e que tem por finalidade dar suporte às ações inclusivistas nas escolas das redes estadual e municipal de ensino. O Setor de Apoio é formado por equipes multiprofissionais e considerado por muitos autores como um recurso facilitador e mediador das práticas pedagógicas e educativas do professor, da escola e da família, por representar a possibilidade de contribuir e de proporcionar condições para atendimentos mais adequados, visando ao desenvolvimento das necessidades educacionais especiais de cada aluno. Para viabilizar a pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa e, como caminho metodológico, a linha microetnográfica, que busca fazer análises por unidade, como uma instância de recorte que conserva as propriedades do todo que se pretende investigar. Desse modo, analisou-se o trabalho desenvolvido por uma das equipes do Setor de Apoio da Unidade de Referência Maria Lusia de Oliveira junto à Escola Estadual Presidente Dutra, em Goiânia, questionando a atuação desta equipe em suas relações com a escola, com duas professoras e com uma aluna com Síndrome de Down e sua família. Buscou-se averiguar as contribuições que têm sido oferecidas pelo Setor de Apoio à prática educativa das professoras e as formas de apoio dadas à comunidade escolar, visando à compreensão e a internalização do valor social da igualdade de oportunidades, do respeito e da aceitação das diferenças. O referencial utilizado é o modelo sociointeracionista, que se pauta pela cooperação, pela mediação e pela interação entre os profissionais da equipe e a comunidade escolar envolvida. Os resultados demandados desta investigação levam a considerar que o trabalho desenvolvido pelo Setor de Apoio, observadas suas limitações e após alguns ajustes estruturais, é importante, tem potencial e é viável como pilar para sustentar a construção da educação inclusiva. O Setor de Apoio pode contribuir, como parceiro do ensino regular, no sentido de mostrar, através de ações de sensibilização, de ações educativas e pedagógicas, o valor social das diferenças dentro de um mesmo espaço educacional, onde todos podem aprender juntos, numa troca recíproca de eficiências, apesar das diferenças.eng
dc.description.abstractIn this study, the inclusive education is approached, having been chosen, as theme, the Support Section in the School Inclusive Process as part of a the Reference Unit’s Project, recently developed by the Superintendency Special Teaching of the Goiás' Education's State General Office which has for purpose to give support to the inclusive actions in the state and municipal nets of teaching's schools. The Support Section is formed by multiprofessionals teams and it’s considered by many authors as a facilitative resource and a mediator of the teacher's pedagogic and educational practices, of the school and family, by representing the possibility of contributing and providing conditions for more appropriated services aiming the development of each student's special education needs. To make possible the research, a qualitative approach was used and, as methodological way, the microethnography line which searches for the unit analysis as a cutting instance that conserves the properties of the whole that it’s intended to investigate. This way, was analyzed the work developed by one of the Support Section's teams of the Maria Lusia de Oliveira Reference’s Unit with the State School President Dutra, in Goiânia, discussing this team's performance and its relationships with the school, with two teachers and with a Syndrome of Down's student and her family. It searched to discover the contributions that have been offered by the Support Section to the teachers' educational practice and the support forms given to the school community, seeking the understanding and the internalization of the social value of the opportunities' equality and of the differences' respect and acceptance. The referencial used is the socialinteractionism model that is ruled by the cooperation, the mediation and by the interaction between the professionals' team and the school community involved. The investigation's demanded results take to consider that the work developed by the Support Section, observed its limitations and after some structural adjustments, is important, has potential and is possible as a base to sustain the inclusive education improvement. The Support Section can contribute, as partner of the regular teaching, in the sense of showing, through sensitization actions and educational and pedagogic actions, the differences' social value, inside the same education space, where all can learn together, in a reciprocal change of efficiencies, despite the differences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-10-04T12:28:44Z No. of bitstreams: 1 NILZE HELENA DÉROULÈDE.pdf: 830924 bytes, checksum: d252453b613ad21aeb3cc078fae6c067 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-04T12:28:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NILZE HELENA DÉROULÈDE.pdf: 830924 bytes, checksum: d252453b613ad21aeb3cc078fae6c067 (MD5) Previous issue date: 2002-08-01eng
dc.formatapplication/pdf*
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dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUCGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectSetor de apoio-
dc.subjectPolíticas educacionais-
dc.subjectSociointeracionismo-
dc.subjectNecessidades educacionais especiais-
dc.subjectSupport section-
dc.subjectEducational politics-
dc.subjectSocialinteractionism-
dc.subjectSpecial education needs-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleO setor de apoio no processo inclusivo escolareng
dc.typeDissertaçãoeng
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