Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Vera Lúcia Macedo de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1966711357767723eng
dc.contributor.advisor1Rabelo, Annete Scotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291600275053520eng
dc.contributor.referee1Miranda, Marilia Gouvea de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7051422864028373eng
dc.contributor.referee2Nogueira , Monique Andries-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7560951448803509eng
dc.date.accessioned2017-10-04T17:26:45Z-
dc.date.issued2003-08-01-
dc.identifier.citationTeixeira, Vera Lúcia Macedo de Oliveira. MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE O PRECONIZADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A PRÁTICA ESCOLAR. 2003. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3782-
dc.description.resumoEste trabalho, dividido em três capítulos, tem por objetivo apreender as concepções dos professores do 1° ciclo sobre a música na sala de aula, bem como identificar a sua presença ou não no cotidiano das aulas de arte. O objeto de nosso estudo é a arte musical na educação e fundamenta-se no estudo das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Arte. Numa pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumentos básicos para a coleta de dados, a observação e a entrevista semi-estruturada. No decorrer do trabalho, a música é apresentada como uma linguagem expressiva e receptiva no cotidiano das pessoas e fruto da cultura popular. São tratadas, também, questões referentes ao ensino e à aprendizagem, bem como à formação de professores, considerando sempre a escola como um espaço para a construção e reconstrução de saberes. O trabalho enfatiza a arte, como elemento que contribui para a formação global do indivíduo e apresenta uma breve introdução ao ensino da música no Brasil. A pesquisa desenvolveu-se nas quatorze escolas do ensino fundamental da rede pública estadual localizadas na cidade de Barra do Garças-MT, tendo como sujeitos quatorze professoras das respectivas unidades de ensino, as quais atuam no 1° ciclo. Os dados da referida pesquisa são apresentados no terceiro capítulo. Embora tenha havido um consenso entre os sujeitos investigados de que a música constitui-se de um elemento primordial e eficaz no desenvolvimento global do educando, sua utilização na escola ainda está muito distante da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais.eng
dc.description.abstractThis work, divided in three chapters, aims to apprehend the conceptions of the teachers of the 1st cycle on music in the classroom, as well as to identify their presence or not in the daily life of art classes. The object of our study is the musical art in education and is based on the study of the proposals of the Parameters National Curriculares for the teaching of Art. In a qualitative research, we used basic tools for data collection, observation and the semi-structured interview. In the course of the work, music is presented as an expressive language and receptive in the daily life of people and fruit of popular culture. They are also treated, education and learning, as well as teacher training, always considering the school as a space for the construction and reconstruction of knowledge. The work emphasizes art, as an element that contributes to the global and introduces a brief introduction to the teaching of music in Brazil. The search was developed in the fourteen elementary schools of the state public network located in the city of Barra do Garças-MT, having as subjects fourteen teachers of the respective teaching units, which work in the first cycle. The data are presented in the third chapter. Although there was a consensus among subjects that music is a primordial and effective development of the learner, their use at school is still far proposed National Curricular Parameters.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-10-04T17:26:45Z No. of bitstreams: 1 VERA LÚCIA MACEDO DE OLIVEIRA TEIXEIRA.pdf: 508576 bytes, checksum: 3106110d78cadf0b11c8723ac593e0b8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-04T17:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERA LÚCIA MACEDO DE OLIVEIRA TEIXEIRA.pdf: 508576 bytes, checksum: 3106110d78cadf0b11c8723ac593e0b8 (MD5) Previous issue date: 2003-08-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11544/VERA%20L%c3%9aCIA%20MACEDO%20DE%20OLIVEIRA%20TEIXEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectFormação de professores – Arte musical – Parâmetros Curriculares Nacionais – Prática docente – Cultura Popular.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleMÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE O PRECONIZADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A PRÁTICA ESCOLAReng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERA LÚCIA MACEDO DE OLIVEIRA TEIXEIRA.pdfTexto Completo496,66 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.