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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVillela, Ana Cláudia Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4467555330976468eng
dc.contributor.advisor1Rabelo, Annete Scotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291600275053520eng
dc.contributor.referee1Domingues, Maria Herminia Marques da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1409183199087107eng
dc.contributor.referee2Guimarães, Maria Teresa Canesin-
dc.date.accessioned2017-10-19T17:36:42Z-
dc.date.issued2001-08-01-
dc.identifier.citationVILLELA, Ana Cláudia Mendes. O perfil vocal dos professores da educação infantil e do ensino fundamental de Goiânia. 2001. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3823-
dc.description.resumoOs professores constituem uma categoria profissional que, além dos problemas típicos da função docente, como questões relativas aos recursos materiais e humanos, às cobranças pessoais e da sociedade em relação ao seu desempenho em função das modificações do contexto social dos últimos anos, ainda podem apresentar alterações vocais. A voz é um dos principais instrumentos de trabalho do professor mas se não for bem utilizada, poderá levar ao surgimento de distúrbios vocais, ocasionando, freqüentemente, mau desempenho comunicacional em sala de aula, interferindo no processo educacional. Acredita-se que a Fonoaudiologia tem um importante papel a desempenhar na interseção das áreas da Educação e da Saúde, fornecendo ao professor o conhecimento necessário de como lidar com a sua voz. Em outros países e em vários estados do Brasil foi comprovada a necessidade do conteúdo sobre educação vocal na grade curricular dos cursos de Magistério e Licenciatura, capaz de promover a saúde vocal como medida relevante para a instituição, tanto sob o ponto de vista didático-pedagógico como econômico, visando a melhoria das condições de ensino dos professores. Por isso, o objetivo deste trabalho foi, dentro da nossa realidade, delinear o perfil vocal dos professores da educação infantil e do ensino fundamental de Goiânia, tanto da rede particular quanto pública de ensino, com o intuito de contribuir para a reflexão dos colegiados responsáveis pela formação dos professores sobre a necessidade de incluir o conteúdo sobre educação vocal em uma disciplina da grade curricular. Nesse perfil, vão interferir as condições ambientais, as condições físicas de saúde, as crenças populares dos professores sobre os cuidados vocais e conseqüentes maus hábitos. Nas conclusões apresentadas, pode-se verificar que, dos 102 professores avaliados, 60, portanto mais da metade, apresentaram alterações no perfil vocal, justificando a importância da inclusão do conteúdo sobre saúde e impostação vocal em alguma disciplina da grade curricular nos cursos de formação para os professores, o que poderá prevenir alterações vocais com o adequado uso da voz e aperfeiçoar a função comunicativa dos docentes.eng
dc.description.abstractOs professores constituem uma categoria profissional que, além dos problemas típicos da função docente, como questões relativas aos recursos materiais e humanos, às cobranças pessoais e da sociedade em relação ao seu desempenho em função das modificações do contexto social dos últimos anos, ainda podem apresentar alterações vocais. A voz é um dos principais instrumentos de trabalho do professor mas se não for bem utilizada, poderá levar ao surgimento de distúrbios vocais, ocasionando, freqüentemente, mau desempenho comunicacional em sala de aula, interferindo no processo educacional. Acredita-se que a Fonoaudiologia tem um importante papel a desempenhar na interseção das áreas da Educação e da Saúde, fornecendo ao professor o conhecimento necessário de como lidar com a sua voz. Em outros países e em vários estados do Brasil foi comprovada a necessidade do conteúdo sobre educação vocal na grade curricular dos cursos de Magistério e Licenciatura, capaz de promover a saúde vocal como medida relevante para a instituição, tanto sob o ponto de vista didático-pedagógico como econômico, visando a melhoria das condições de ensino dos professores. Por isso, o objetivo deste trabalho foi, dentro da nossa realidade, delinear o perfil vocal dos professores da educação infantil e do ensino fundamental de Goiânia, tanto da rede particular quanto pública de ensino, com o intuito de contribuir para a reflexão dos colegiados responsáveis pela formação dos professores sobre a necessidade de incluir o conteúdo sobre educação vocal em uma disciplina da grade curricular. Nesse perfil, vão interferir as condições ambientais, as condições físicas de saúde, as crenças populares dos professores sobre os cuidados vocais e conseqüentes maus hábitos. Nas conclusões apresentadas, pode-se verificar que, dos 102 professores avaliados, 60, portanto mais da metade, apresentaram alterações no perfil vocal, justificando a importância da inclusão do conteúdo sobre saúde e impostação vocal em alguma disciplina da grade curricular nos cursos de formação para os professores, o que poderá prevenir alterações vocais com o adequado uso da voz e aperfeiçoar a função comunicativa dos docentes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-10-19T17:36:41Z No. of bitstreams: 1 Ana Claudia Mendes Villela.pdf: 899649 bytes, checksum: 02dcb55e726683c7e21257beecd395af (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-19T17:36:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Claudia Mendes Villela.pdf: 899649 bytes, checksum: 02dcb55e726683c7e21257beecd395af (MD5) Previous issue date: 2001-08-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11708/Ana%20Claudia%20Mendes%20Villela.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUCGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectSaúde vocalpor
dc.subjectVocal healtheng
dc.subjectDisfonia em professores-
dc.subjectVoz e educação-
dc.subjectDysphonia in teachers-
dc.subjectVoice and education-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleO perfil vocal dos professores da educação infantil e do ensino fundamental de Goiâniaeng
dc.typeDissertaçãoeng
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