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dc.creatorSilva, Júlio Cesar da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0457859778930811eng
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021eng
dc.contributor.referee1Lemes, Lila Maria Spadoni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1490734770061584eng
dc.contributor.referee2Faria, Gina Glaydes Guimarães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8702171584840775eng
dc.date.accessioned2017-11-16T11:38:24Z-
dc.date.issued2017-09-11-
dc.identifier.citationSilva, Júlio Cesar da. A INVENÇÃO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM PELA ESCOLA. 2017. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3847-
dc.description.resumoO presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, objetivou explicitar como se configura a dificuldade de aprendizagem de crianças em processos de escolarização. Essa investigação se estabeleceu a partir de questionamentos referentes ao sentido atribuído ao conceito de dificuldade de aprendizagem e do modo em que a escola concebe, lida e/ou encaminha crianças com dificuldades. Os aportes teóricos de Vygostky, em sua perspectiva histórico-cultural, sobre aprendizagem e dificuldade de aprendizagem, Bernard Charlot sobre a relação com o saber, Tiballi e Patto, sobre o fracasso escolar, dentre outros, constituíram a base de análise e fundamentação desse trabalho. Metodologicamente foi utilizada a pesquisa de campo em três escolas do município de Goianira-GO, sendo duas públicas e uma privada. Foram adotados procedimentos como entrevista, encaminhamentos, questionários e levantamento do tipo etnográfico das características das escolas. Utilizou-se também da avaliação pedagógica da aprendizagem e avaliação de conteúdos, com as crianças encaminhadas pelas escolas como detentoras de dificuldades de aprendizagem significativas, que impedem o acompanhamento dos conteúdos escolares. Por meio da pesquisa, da sistematização e análise dos dados obtidos, explicitamos a relação do professor e da criança com a dificuldade de aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram que as crianças investigadas não possuem dificuldades que impedem o aprendizado, mas encontram-se estagnadas em determinados e diferentes momentos de aprendizagem que, desconsiderados pela escola no processo de ensino aprendizagem, acabam por permitir a manutenção de situações de fracasso escolar.eng
dc.description.abstractThe present work, inscribed in the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes, aimed to explain how the difficulty of learning of children in schooling processes is configured. This investigation was based on questions regarding the meaning attributed to the concept of learning difficulty and the way in which the school conceives, deals with and / or forwards children with difficulties. The theoretical contributions of Vygostky in his historical-cultural perspective on learning and learning difficulties, Bernard Charlot on the relationship with knowledge, Tiballi and Patto, on school failure, among others, formed the basis of analysis and foundation of this work . Methodologically, field research was used in three schools in the city of Goianira-GO, two public and one private. Procedures such as interviews, referrals, questionnaires and the ethnographic type survey of school characteristics were adopted. The pedagogical evaluation of learning and content evaluation was also used, with the children referred by the schools as having significant learning difficulties, which prevent the monitoring of school contents. Through the research, systematization and analysis of the data obtained, we explained the relation between the teacher and the child with the difficulty of learning. The results indicated that the children investigated do not have difficulties that impede learning, but are stagnated in certain and different moments of learning that, disregarded by the school in the process of teaching learning, end up allowing the maintenance of situations of school failure.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-11-16T11:38:24Z No. of bitstreams: 1 JÚLIO CESAR DA SILVA.pdf: 2967746 bytes, checksum: 7d706fdfbf1a01e547533f698bed80e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-16T11:38:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JÚLIO CESAR DA SILVA.pdf: 2967746 bytes, checksum: 7d706fdfbf1a01e547533f698bed80e2 (MD5) Previous issue date: 2017-09-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11808/J%c3%9aLIO%20CESAR%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAprendizagem. Dificuldade de Aprendizagem. Fracasso Escolar.por
dc.subjectLearning. Learning Difficulty. School Failure.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleA INVENÇÃO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM PELA ESCOLAeng
dc.title.alternativeTHE INVENTION OF LEARNING DIFFICULTY BY SCHOOL.eng
dc.typeDissertaçãoeng
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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