Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima Primo, Lorrane de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0180613919767572eng
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ycarim Melgaço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791745313665253eng
dc.date.accessioned2018-03-28T12:36:18Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.identifier.citationLima Primo, Lorrane de. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO TOCANTINS: A IMPLANTAÇÃO DOS POLOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (2007 – 2015). 2016. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3905-
dc.description.resumoA Educação a Distância – EaD é uma modalidade de ensino que possui características próprias, dentre elas a flexibilidade de tempo e espaço que permite a sua expansão constante, o acréscimo de oferta e da procura, além de torna-se ferramenta de inclusão social, já que como alternativa de formação utiliza e cria informação, conhecimento e competência de sustentação do desenvolvimento intelectual do ser humano. Para realizar essa política pública de expansão e interiorização da EaD, torna-se necessário a implantação dos polos de apoio presencial que é o espaço físico e operacional para a realização das atividades presenciais obrigatórias dos cursos ofertados, além de promover o desenvolvimento socioeconômico no município e entorno onde está implantado. No Tocantins, a EaD, como metodologia mediada e eficaz de ensino, vem transformando a realidade de centenas de pessoas e requalificando professores da educação básica ao longo de sua implantação em 2006, com grande aceitação pela forma democrática como se fundamenta e interioriza, evitando os fluxos migratórios para as maiores cidades e outros estados do Brasil, bem como pela aprendizagem flexível e de formação superior e técnica que propõe e que se consolida a cada ano. Com esse foco, esta pesquisa, buscou identificar quais as transformações geradas no desenvolvimento socioeconômico dos municípios e entornos onde os polos de EaD estão implantados, percebidas, pela visão macro e gerencial dos coordenadores dos polos que ofertam cursos a distância através da Universidade Aberta do Brasil - UAB e outros programas federais, a exemplo da Rede e-Tec Brasil, mantidos em parceria com o governo estadual. Para o alcance dos objetivos, a investigação se classifica em exploratória e descritiva, com a utilização de técnicas padronizadas para a coleta de dados e com uma abordagem qualitativa e quantitativa na análise dos resultados que foram produzidos com base nos levantamentos bibliográficos, documental e com a aplicação dos questionários com perguntas abertas e fechadas aos envolvidos sobre a temática e seu cotidiano, o que possibilitou a constatação de inúmeras mudanças produzidas no local, entre elas, maior acesso ao ensino superior, oportunidades de formação profissional com melhor remuneração e conseqüentemente um crescimento econômico que reflete no desenvolvimento socioeconômico do município, do seu entorno e de todo o estado. Vários teóricos e autores embasaram o aporte teórico deste trabalho pela paridade das pesquisas que desenvolveram expressas em livros, artigos científicos, dissertações, teses, dentre outros.eng
dc.description.abstractDistance Education - EaD is a teaching modality that has its own characteristics, among them the flexibility of time and space that allows its constant expansion, the increase of supply and demand, besides becoming a tool for social inclusion, already which as an alternative of training uses and creates information, knowledge and competence to support the intellectual development of the human being. In order to carry out this public policy of expansion and internalization of the EaD, it is necessary to implement the poles of physical attendance, which is the physical and operational space for carrying out the mandatory presential activities of the courses offered, in addition to promoting socioeconomic development in the municipality and environment where it is deployed. In Tocantins, EaD, as a mediated and effective teaching methodology, has been transforming the reality of hundreds of people and reclassifying basic education teachers throughout its implementation in 2006, with great acceptance for the democratic way it is founded and internalized, avoiding the migration flows to the largest cities and other states in Brazil, as well as flexible learning and superior and technical training that proposes and that consolidates each year. With this focus, this research sought to identify the transformations generated in the socioeconomic development of the municipalities and environments where the EADS poles are implemented, perceived by the macro and managerial vision of the coordinators of the poles that offer distance courses through the Open University of Brazil - UAB and other federal programs, such as Rede e-Tec Brasil, maintained in partnership with the state government. Toreachtheobjectives, theresearchisclassified as exploratoryanddescriptive, using standard techniques for data collectionand a qualitativeandquantitative approach in theanalysisoftheresultsthatwereproducedbasedonbibliographical,documentaryandapplicationofthequestion naireswithquestions open andclosedtothoseinvolvedonthesubjectanddaily, whichmade it possibletoverifythenumerouschangesproducedlocally, amongthem, greateraccesstohigher education, betterremunerated professional training opportunitiesandconsequentlyeconomicgrowthwhichreflectsonthesocioeconomicdevelopmentofthemunici pality, its surroundingsandtheentirestate. Severaltheoristsandauthorssupportedthetheoreticalcontributionofthisworkbytheparityoftheresearchestheyd evelopedexpressed in books, scientificarticles, dissertations, theses, amongothers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-03-28T12:36:17Z No. of bitstreams: 1 LORRANE DE LIMA PRIMO.pdf: 2132960 bytes, checksum: 3bd745b3c93c2056955b4c0c31becbd2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-28T12:36:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LORRANE DE LIMA PRIMO.pdf: 2132960 bytes, checksum: 3bd745b3c93c2056955b4c0c31becbd2 (MD5) Previous issue date: 2016-12-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12042/LORRANE%20DE%20LIMA%20PRIMO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicaseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorialeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação a Distância; Polo de EaD; Desenvolvimento socioeconômico; Tocantins.por
dc.subjectDistanceEducation; EaD pole; Socioeconomicdevelopment; Tocantins.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO TOCANTINS: A IMPLANTAÇÃO DOS POLOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (2007 – 2015)eng
dc.title.alternativeDistance Education in Tocantins: the implantation of the poles of the Open University of Brazil (2007-2015).eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORRANE DE LIMA PRIMO.pdfTexto Completo2,08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.