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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Hilkia Cibelle da Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1406510584271514eng
dc.contributor.advisor1Sugizaki, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4594074167998014eng
dc.contributor.referee1Duarte, Aldimar Jacinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046eng
dc.contributor.referee2Faria, Juliana Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9194095774109586eng
dc.date.accessioned2018-08-23T17:46:20Z-
dc.date.issued2018-03-22-
dc.identifier.citationOliveira, Hilkia Cibelle da Cruz. A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. 2018. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4021-
dc.description.resumoEsta dissertação faz uma narrativa histórica acerca da trajetória da criação da língua de sinais no mundo e, posteriormente, o surgimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Brasil; trata também da barreira comunicacional que impede os surdos de se desenvolverem plenamente nos vários ambientes sociais em que estão inseridos e das políticas públicas voltadas para o atendimento educacional desses surdos como minoria linguística dentro do sistema regular de ensino brasileiro. O objetivo desta pesquisa é fazer o resgate bibliográfico das discussões relacionadas à educação de surdos e defender a qualificação superior do bilinguismo em relação à educação especial e à inclusão dos surdos na escola. No tocante às técnicas e procedimentos utilizados para a elaboração desta dissertação, recorreu-se ao método bibliográfico e à pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, foi observado que a metodologia oral-discursiva adotada no ensino dos surdos torna as barreiras sociais e comunicacionais destes no processo de troca de conhecimento intransponíveis e a Libras é de total relevância para a construção do aprendizado dos seus nativos.eng
dc.description.abstractThis dissertation makes a historical narrative about the course of the creation of sign language in the world and, later, the appearance of the Brazilian Language of Signs (Libras) – Sings languages in Brazil; deals with the communication barrier that prevents the hearing-impaired from developing fully in the various social environments in which they are situated and of the public policies aimed at the development of educational service for the hearing-impaired as a linguistic minority within the regular educational system in Brazil . The aim of this research is to make a bibliographical description of the discussions related to the education of the hearing-impaired and to defend a higher qualification of bilingualism in relation to the special education and their inclusion in the school. With regard to the techniques and procedures used to prepare this monograph, we used the bibliographic method and exploratory-descriptive research, with a qualitative approach. As a result, it was observed that the oral-discursive methodology adapted in the teaching of the hearing-impaired makes the social and communicational barriers insurmountable as the sign language is of total relevance for the construction of the learning of its natives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-08-23T17:46:20Z No. of bitstreams: 1 HILKIA CIBELLE DA CRUZ OLIVEIRA.pdf: 893625 bytes, checksum: 630a74a496bd69e89a5290a4cfbdc919 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T17:46:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HILKIA CIBELLE DA CRUZ OLIVEIRA.pdf: 893625 bytes, checksum: 630a74a496bd69e89a5290a4cfbdc919 (MD5) Previous issue date: 2018-03-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12498/HILKIA%20CIBELLE%20DA%20CRUZ%20OLIVEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPalavras-chave: Libras, surdos, educacão.por
dc.subjectLibras, deaf, education.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOSeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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