Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4027
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
Autor: Silva, Maria de Fátima dos Santos 
Primeiro orientador: Neves, Denise Carmen de Andrade
Primeiro membro da banca: Neves, Denise Carmen de Andrade
Segundo membro da banca: Sousa, Darcy Roldão de Carvalho
Terceiro membro da banca: Ribeiro , Eleusa Bilemjian
Resumo: A presente dissertação analisa o Estágio obrigatório das Unidades de Formação Acadêmicas presenciais do Distrito Federal segundo o que está determinado na Política Nacional de Estágio - PNE (ABEPSS, 2010). A pesquisa foi bibliográfica e documental tendo como objeto os instrumentos e instrumentais utilizados no estágio supervisionado. Foi realizada a comparação sobre os parâmetros do estágio supervisionado obrigatório no curso de Serviço Social entre os Planos Pedagógicos das Unidades de Formação Acadêmica alvo da observação em relação às Diretrizes Curriculares do Serviço Social (ABEPSS, 1996) e PNE (ABEPSS, 2010). Buscou-se verificar existência de Manual de Estágio e sua consonância com as Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996) e PNE (ABEPSS, 2010). Pretendeu-se discriminar os instrumentais que estão contidos nas pastas individuais de estágio em relação aos estabelecidos na Política Nacional de Estágio. Considerou-se, por meio dessa pesquisa que há um elenco significativo de apontamentos que interferem na rotina de registro da documentação que é validador da ocorrência do estágio. O apontamento principal é que este quesito fica comprometido. O que é significativamente sério é colocar a documentação e sua organização em pastas e arquivo serem ser um validador oficial da realização do estágio. A intenção da observação e a consequente análise não foi a de apontar as discrepâncias ou nomear como sendo incompetência profissional os pontos frágeis identificados. O que não deixou de significar e atribuir a importância devida por ser o período de estágio curricular obrigatório um local de vivência profissional, mas, sobretudo de aprendizado. Notou-se nos resultados encontrados existem fragilidades que precisam ser olhadas, os nós que precisam ser desfeitos e as mudanças que necessitam acontecer. Acredita-se que essa pesquisa contribui para repensar, a partir da forma e do modo como os instrumentais são documentados.
Abstract: The present dissertation analyzes the Mandatory Stage of the Academic Training Units in the Federal District according to what is determined in the National Internship Politic - PNE (ABEPSS, 2010). The research was bibliographical and documentary having as object the instruments and instrumental used in the supervised stage. A comparison was made of the parameters of the compulsory supervised internship in the course of Social Work between the Pedagogical Plans of the Academic Training Units that are the target of observation in relation to the Social Service Curriculum Guidelines (ABEPSS, 1996) and PNE (ABEPSS, 2010). It was sought to verify the existence of an Internship Manual and its consistency with the Curricular Guidelines (ABEPSS, 1996) and PNE (ABEPSS, 2010). The intention was to discriminate the instruments that are contained in individual training folders in relation to those established in the National Training Policy. It was considered, through this research, that there is a significant list of notes that interfere in the routine of registration of the documentation that is validator of the occurrence of the stage. The main point is that this question is compromised. What is significantly serious is putting the documentation and your organization into folders and file being an official validator of the completion of the internship. The intention of the observation and the consequent analysis was not to point out the discrepancies or to name the fragile points identified as professional incompetence. What did not fail to signify and attribute the importance due to being the period of compulsory curricular traineeship a place of professional experience, but especially of learning. It was noted in the results found there are weaknesses that need to be looked at, the nodes that need to be undone and the changes that need to happen. It is believed that this research contributes to rethinking, from the form and the way the instruments are documented.
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares de Serviço Social; Política Nacional de Estágio; Supervisores; documentos; formação.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
Citação: Silva, Maria de Fátima dos Santos. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. 2017. 147f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4027
Data de defesa: 30-Out-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS SILVA.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.