Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordeiro, Fabiane de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589807944931512eng
dc.contributor.advisor1Siqueira, Romilson Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749eng
dc.contributor.referee1Siqueira, Romilson Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749eng
dc.contributor.referee2Rodrigues, Divino de Jesus da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956eng
dc.contributor.referee3Oliveira, Sheila Santos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8472465784313262eng
dc.date.accessioned2018-10-01T18:41:10Z-
dc.date.issued2018-08-13-
dc.identifier.citationCordeiro, Fabiane de Oliveira. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: RELAÇÃO FAMÍLIA-INSTITUIÇÃO E SUAS TENSÕES NA AÇÃO COMPARTILHADA. 2018. 258 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4041-
dc.description.resumoO presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, tem como objeto de pesquisa a função social da escola a partir da relação família-escola. Procura elucidar o problema de pesquisa a partir da seguinte questão: qual a função social da escola nas vozes de diferentes sujeitos que compõem a ação educativa: criança, família e escola? Desta forma, objetiva-se compreender como família e escola atribuem sentido e significado na formação da socialização das crianças. Para entender esses pressupostos, toma-se como referencial de estudos e pesquisa os fundamentos do materialismo histórico-dialético. Os referenciais teóricos que nortearam essa pesquisa foram: Ariès (1981); Pôster (1979); Engels (1984); Saviani (1991, 2000, 2007, 2014); Brandão (2002, 2006); Charlot (1996, 2005, 2013); Foucault (1999), dentre outros com os quais foi possível estabelecer diálogo crítico. Para os procedimentos de coleta de dados foram utilizadas entrevista semiestruturada com pais, professores e grupo gestor e atividades de desenhos e rodas de conversa com crianças do 1° ano do ensino fundamental de escolas pública municipal, pública estadual e particular do município de Goiânia. O trabalho está organizado em quatro capítulos: o primeiro capítulo aborda as construções históricas e sociais da família, escola e infância. No segundo capítulo, toma-se como referência o olhar das crianças sobre a família e sobre a escola. No terceiro capítulo, apreendem-se as questões do olhar dos pais sobre o valor da família e da escola para seus filhos. O quarto capítulo se baseou nas vozes do grupo gestor e dos professores para compreensão do papel da família na relação com a escola e dos sentidos e significados atribuídos a esta pelo olhar da escola. O resultado desse trabalho indicou que, para os sujeitos pesquisados, a escola apresenta como principal função social preparar os sujeitos para o trabalho e, vinculada a isso, uma possibilidade de sucesso pessoal. Reafirma, também, a participação dos pais pela cultura de não participação e reforça a ideia de parentalidade, marcando a identidade do trabalho docente.eng
dc.description.abstractThe aim of the present study, registered in the Education, Society and Culture research line of the Post-Graduation Program in Education of PUC Goiás, is to research the social function of the school based on the family-school relationship. It seeks to elucidate the research problem from the following question: what is the social function of the school in the voices of different subjects that make up the educational action: child, family and school? Thus, the objective is to understand how the family and the school attribute sense and meaning to the formation and socialization of children. In order to understand these presuppositions, it takes as reference of studies and research the foundations of historical-materialism dialectic. The theoretical references that guided this research were: Ariès (1981); Pôster (1979); Engels (1984); Saviani (1991, 2000, 2007, 2014); Brandão (2002, 2006); Charlot; Foucault (1999), among others with whom it was possible to establish a critical dialogue. For the data collection procedures, a semi-structured interview was used with parents, teachers, management group and drawing and also conversation activities with children of the 1st year of elementary school of municipal public, state and private public schools of the municipality of Goiânia. The work is organized into four chapters: the first chapter deals with the historical and social constructions of the family, school and childhood. In the second chapter it takes as reference the children's look at the family and at school. In the third chapter the questions about the parents' gaze on the value of family and school for their children are seized. The fourth chapter was based on the voices of the management group and teachers to understand the role of the family in the relationship with the school and of the senses and meanings attributed to it from the school look. The result of this work indicated that for the studied subjects the school has as its main social function to prepare the subjects for work and, linked to this, a possibility of personal success. It also reaffirms the participation of parents in the culture of nonparticipation and reinforces the idea of parenting, marking the identity of the teaching work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-10-01T18:41:10Z No. of bitstreams: 1 FABIANE DE OLIVEIRA CORDEIRO.pdf: 2724174 bytes, checksum: 5b82751a755f8b340a096a7fbe47a5fe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-01T18:41:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FABIANE DE OLIVEIRA CORDEIRO.pdf: 2724174 bytes, checksum: 5b82751a755f8b340a096a7fbe47a5fe (MD5) Previous issue date: 2018-08-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12582/FABIANE%20DE%20OLIVEIRA%20CORDEIRO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectFunção social. Relação família-escola. Família. Escola. Criança.por
dc.subjectSocial function. School-family relationship. Family. School. Child.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: RELAÇÃO FAMÍLIA-INSTITUIÇÃO E SUAS TENSÕES NA AÇÃO COMPARTILHADAeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANE DE OLIVEIRA CORDEIRO.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.