Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Elizabeth Abreu Caldeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0059260947002826eng
dc.contributor.advisor1Lima, Maria de Fátima Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911eng
dc.contributor.referee1Ferreira, Elizete Albina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7838155117795661eng
dc.contributor.referee2Teixeira, Átila Silva Arruda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311689779309999eng
dc.date.accessioned2019-02-12T10:08:36Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationBrito, Elizabeth Abreu Caldeira. ARTES ECOPOÉTICAS E ECOPICTÓRICAS EM GOIÁS. 2018. 109 fls. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4116-
dc.description.resumoCom o presente estudo visa-se analisar as imagens líricas e/ou pictóricas das poetisas Alcione Guimarães (também artista visual), Lêda Selma e Maria Helena Chein; do poeta e artista plástico, Yvan Avena e do artista visual, G. Fogaça, representantes da pluralidade que abarca a literatura, a ecopoesia e a ecopintura brasileiras produzidas em Goiás. As produções artísticas extrapolam os sentidos e contemplam as metamorfoses do fazer lírico e pictórico. Abrangem horizontes além de seus espaços de criação e dos meios onde transitam suas existências. A dissertação apresenta-se composta por três capítulos: no primeiro apresentaremos os conceitos básicos que norteiam essa proposta. No segundo abordaremos as imagens líricas que permeiam o poema Água-vida, da escritora Lêda Selma. Em seguida, com o mesmo tema "água" serão evidenciadas ao leitor, a tela/poema Chove do pintor-poeta francês, Yvan Avena; em que o eu lírico/imagético travestido em pluri-imagens dialoga angústias, solidões, desastres, desencontros e atrocidades com o observador/leitor atento e sensível ao toque da palavra e da imagem poéticas. No terceiro capítulo serão colocadas em análise as imagens poéticas e/ou pictóricas das poetisas Alcione Guimarães (que também é artista visual) e Maria Helena Chein, e, ainda, G. Fogaça, o pintor das urbes apressadas. O estudo terá como suporte as teorias do texto poético, do imaginário, da performatividade e do ecocriticismo, em contraponto com as imagens líricas e pictóricas dos referidos artistas. A presente pesquisa terá como suporte as perspectivas teóricas de Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Octávio Paz, Paul Ricouer e Alfredo Bosi.eng
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the lyrical and / or pictorial images of the poets Alcione Guimarães (also visual artist), Lêda Selma and Maria Helena Chein; the poet and plastic artist, Yvan Avena and the visual artist, G. Fogaça, representatives of the plurality that embraces Brazilian literature, ecopoetry and ecopoint production in Goiás. Artistic productions extrapolate the senses and contemplate the metamorphoses of lyrical and pictorial making . They encompass horizons beyond their creative spaces and the means where their existences pass. The dissertation is composed of three chapters: in the first one we will present the basic concepts that guide this proposal. In the second one we will approach the lyrical images that permeate the poem Water-life, by the writer Lêda Selma. Then, with the same theme "water", the reader will be shown the screen / poem Chove by the French painterpoet, Yvan Avena; in which the lyrical / transverse image-lyrical self dialogues with anguish, loneliness, disasters, disagreements and atrocities with the attentive observer / reader sensitive to the touch of poetic words and images. In the third chapter the poetic images and / or pictorial images of the poets Alcione Guimarães (who is also a visual artist) and Maria Helena Chein will be analyzed, as well as G. Fogaça, the painter of the rushed cities. The study will have as support the theories of the poetic text, the imaginary, the performativity and the ecocriticism, in counterpoint with the lyrical and pictorial images of the mentioned artists. The present research will be supported by the theoretical perspectives of Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Octavio Paz, Paul Ricouer, Alfredo Bosi.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-02-12T10:08:36Z No. of bitstreams: 1 ELIZABETH ABREU CALDEIRA BRITO.pdf: 1243565 bytes, checksum: d8bf55fd03b527de448c35f7253ecde2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-12T10:08:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIZABETH ABREU CALDEIRA BRITO.pdf: 1243565 bytes, checksum: d8bf55fd03b527de448c35f7253ecde2 (MD5) Previous issue date: 2018-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12896/ELIZABETH%20ABREU%20CALDEIRA%20BRITO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLiteratura. Artes visuais. Ecopoesia. Ecocrítica. Imaginário.por
dc.subjectLiterature. Visual arts. Ecopoesia. Ecocritics. Imaginary.eng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASeng
dc.titleARTES ECOPOÉTICAS E ECOPICTÓRICAS EM GOIÁSeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZABETH ABREU CALDEIRA BRITO.pdfTexto Completo1,21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.