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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Gilberto Candido Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1658650704015466eng
dc.contributor.advisor1Guedes, Leonardo Guerra de Rezende-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9989795822168281eng
dc.contributor.referee1Godoi, Cintia Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1888189673541717eng
dc.contributor.referee2Pasqualetto, Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143eng
dc.date.accessioned2019-04-10T12:08:53Z-
dc.date.issued2019-03-14-
dc.identifier.citationMendes, Gilberto Candido Rodrigues. Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás. 2019. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4173-
dc.description.resumoAs rodovias e ruas pavimentadas são necessárias para os transportes terrestres, é por meio destas que se dá o crescimento econômico. Em um país como o Brasil, que transporta 62% de sua carga e 96% de seus passageiros por estradas, a melhoria do sistema viário é urgente não apenas para quem exerce a atividade do transporte, mas para todos os setores da economia e da sociedade em geral, que delas dependem para alcançar níveis satisfatórios de desenvolvimento. A escolha por essa temática decorreu da busca por medidas sustentáveis e de melhor custo na área de engenharia, e, nesse contexto tem inserido o reaproveitamento da borracha dos pneus, já que o pavimento do tipo convencional apresenta custos elevados e em alguns casos de baixa qualidade, sendo importante assim que se busquem novas alternativas com menor custo benefício. O presente estudo consistiu em realizar uma análise comparativa de custos entre asfalto de borracha e asfalto convencional, apresentando as vantagens, desvantagens e viabilidade econômico-financeira na cidade de Goiânia. A partir de uma pesquisa descritiva e um estudo de caso. O estudo apresentou as melhorias alcançadas com o uso do asfalto emborrachado na durabilidade, no custo de manutenção e na sustentabilidade da quantidade de CO2, deste modo encoraja-se a administração pública, os técnicos da área, à adotarem o uso do Asfalto Modificado por Borracha (AMB). Foi apresentado que o pavimento agrega maior ductilidade à baixa temperatura e maior consistência a alta temperatura, características essas que afetam na redução de custos de manutenção/custos finais, uma vez que suportará maior diferenciação climática em relação ao pavimento convencional.eng
dc.description.abstractThe highways and paved streets are necessary for the terrestrial transports, it is through these that gives the economic growth. In a country like Brazil, which carries 62% of its cargo and 96% of its passengers by road, the improvement of the road system is urgent not only for those who carry out the transport activity, but for all sectors of the economy and society in general, depend on them to achieve satisfactory levels of development. The choice for this theme was the search for sustainable measures and better cost in the engineering area, and, in this context has inserted the reuse of tire rubber, since conventional pavement has high costs and in some cases low quality, being important as soon as new alternatives with less cost benefit are looked for. The present study consists of performing a comparative cost analysis between rubber asphalt and conventional asphalt, presenting the advantages, disadvantages and economic-financial viability in the city of Goiânia. The study presented the improvements achieved with the use of rubberized asphalt in the durability, maintenance cost and sustainability of the amount of CO2 ceased to be released in nature, thus encouraging public administration, area technicians, adopting the use of Rubber Modified Asphalt (AMB). The pavement adds ductility to lower temperatures and higher consistency at high temperatures, which affect the reduction of maintenance costs / final costs, since it will support greater climate differentiation compared to conventional pavement.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-04-10T12:08:53Z No. of bitstreams: 1 Gilberto Cândido Rodrigues Mendes.pdf: 5069210 bytes, checksum: d36895d411a9bae0ecf467328a26bbce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T12:08:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gilberto Cândido Rodrigues Mendes.pdf: 5069210 bytes, checksum: d36895d411a9bae0ecf467328a26bbce (MD5) Previous issue date: 2019-03-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13143/Gilberto%20C%c3%a2ndido%20Rodrigues%20Mendes.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicaseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorialeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPavimentação, pneus inservíveis, asfalto de borracha, viabilidade.por
dc.subjectPaving, unserviceable tires, rubber asphalt, feasibility.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleViabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiáseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

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