Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4383
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010
Título(s) alternativo(s): Analysis of academic productions on distance teacher education in Brazil in 2010
Autor: França, Lucinei Rosa da Costa 
Primeiro orientador: Peixoto, Joana
Resumo: Esta pesquisa bibliográfica, do tipo inventariante descritiva, vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás, tem como objetivo identificar e analisar os modelos de formação de professores que fundamentam as produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano de 2010. Para o alcance do objetivo geral, foram ainda tomados como base os seguintes objetivos específicos: inventariar as teses e dissertações sobre formação de professores a distância, publicadas no ano de 2010 no Brasil, disponíveis no portal da CAPES; identificar as concepções de educação a distância presentes nas produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil no ano 2010; identificar os autores mais recorrentes nas teses e dissertações que tratam do tema da pesquisa. A EAD foi abordada numa perspectiva crítica, tomando como referência autores como: Alonso (2000), Barreto (2008, 2006), Belloni (2001,2009), Peixoto (2008, 2009) Pretto (2001), Santos (2005), Toschi (2004). No que diz respeito à formação de professores, tomou-se como base os estudos de Freitas (2002, 2003, 2007), Geraldi; Forentini; Pereira (1998), Libâneo (2001); Maués (2003, 2009), Mizukami (1996); Pimenta (2006); Pimenta e Ghedin (2002), dentre outros. O mapeamento das produções acadêmicas sobre EAD foi feito a partir dos seguintes descritores: EAD, Formação de Professores a Distância; Educação a Distância; Educação online; Formação de professores online, A análise observou, além das palavras chaves, o título e o resumo das produções. Foram identificadas 16 teses e 40 dissertações (T&D) que abordam a formação de professores a distância no ano de 2010. Observou-se que predomina nessas T&D pesquisadas, uma concepção instrumental de educação, tanto no que diz respeito à EAD com uso das TIC, como no que diz respeito à formação de professores
Abstract: This bibliographical research, of the descriptive inventoried type, linked to the research line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Postgraduate Program in Education - PPGE of PUC Goiás, aims to identify and analyze the models of teacher education that underlie the academic productions on distance teacher education in Brazil in 2010. In order to reach the general objective, the following specific objectives were also taken: to inventory the theses and dissertations on distance teacher education, published in 2010 in the Brazil, available on the CAPES portal; identify the concepts of distance education present in academic productions on distance teacher education in Brazil in 2010; identify the most recurrent authors in the theses and dissertations that deal with the research theme. EAD was approached from a critical perspective, taking as reference authors such as: Alonso (2000), Barreto (2008, 2006), Belloni (2001,2009), Peixoto (2008, 2009) Pretto (2001), Santos (2005), Toschi (2004). With regard to teacher training, Freitas (2002, 2003, 2007), Geraldi; Forentini; Pereira (1998), Libane (2001); Maués (2003, 2009), Mizukami (1996); Pepper (2006); Pimenta and Ghedin (2002), among others. The mapping of academic productions about distance learning was made from the following descriptors: distance learning, distance learning teacher training; Distance education; Online education; Online teacher training, The analysis observed, in addition to the keywords, the title and summary of the productions. We identified 16 theses and 40 dissertations (T&D) that address the formation of distance teachers in 2010. It was observed that predominates in these researched T&D, an instrumental conception of education, both with regard to distance learning using ICT, as regards teacher education
Palavras-chave: Educação a distância. Educação. Formação de professores. Concepção instrumental.
Distance Education. education. Teacher training. Instrumental design.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: França, Lucinei Rosa da Costa. Análise das produções acadêmicas sobre formação de professores a distância no Brasil em 2010. 2019. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4383
Data de defesa: 26-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucinei Rosa da Costa França.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.