Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Gleize Ramos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9348756670175165eng
dc.contributor.advisor1Moura, Marlene Castro Ossami de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7376067782804492eng
dc.contributor.referee1Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos-
dc.contributor.referee2Ferreira Neto, Maria Cristina Nunes-
dc.date.accessioned2020-10-15T19:21:00Z-
dc.date.issued2020-06-10-
dc.identifier.citationOliveira, Gleize Ramos de. Escola de tempo integral: avanços e desafios na experiência da escola Monteiro Lobato. 2020. 160 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4504-
dc.description.resumoO presente estudo integra a linha de pesquisa Identidades, Tradições e Territorialidades, do Programa de Mestrado em História e objetivou analisar o processo de implantação da Escola Municipal de Educação Integral Monteiro Lobato, localizada no Jardim Tiradentes, em Aparecida de Goiânia, GO, um bairro marcado pelas lutas dos moradores reivindicando moradia, educação e infraestrutura. Constituem como objeto de estudo as representações sociais dos moradores do bairro sobre a escola de tempo integral EMEI Monteiro Lobato. No Brasil, o projeto de escola em tempo integral ganhou popularidade diante da proposta de uma modalidade de ensino, capaz de resgatar as crianças pobres da exclusão escolar, da violência e da criminalidade, mediante o ideário de Anísio Teixeira, que visava a ampliação do tempo escolar com atividades propostas para o desenvolvimento intelectual, social e econômica. Nesse sentido, buscamos refletir sobre a concepção e implantação da Escola de Tempo Integral com base no seguinte questionamento: Quais as representações sociais vivenciadas na implementação da Escola Municipal de Educação Integral Monteiro Lobato, em Aparecida de Goiânia? Portanto, para melhor compreender a temática, a pesquisa faz um percurso histórico sobre as políticas públicas para a implantação das escolas de tempo integral. Como parâmetros, abordamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), n. 9394/96, a Constituição Federal Brasileira de 1988, o Plano Nacional de Educação (PNE), 2001-2010. Conjuntamente, foram analisadas as representações sociais sobre os processos de criação do bairro frente às lutas das famílias em estado de vulnerabilidade socialeng
dc.description.abstractThe present study integrates the research line Identities, Traditions and Territorialities of the Master's Degree Program in History and aimed to analyze the process of implementation of the full-time school Escola Municipal de Educação Integral Monteiro Lobato, located in Jardim Tiradentes in Aparecida de Goiânia, a neighborhood marked by struggles of residents demanding housing, education and infrastructure. The object of study is the social representations of the residents of the neighborhood about the full-time school EMEI Monteiro Lobato. In Brazil, the full-time school project gained popularity due to the proposal of a teaching modality, capable of rescuing poor children from school exclusion, violence and crime, through the ideas of Anísio Teixeira, who aimed to expand school time with proposed activities for intellectual, social and economic development. In this sense, we sought to reflect about the conception and implementation of the Full-Time school based on the following question: What social representations experienced in the implementation of the Monteiro Lobato Municipal School of Integral Education in Aparecida de Goiânia? Therefore, in order to better understand the theme, the research makes a historical path on public policies for the implementation of full-time schools. As parameters, we approached the Law of Directives and Bases of Education (LDB), n. 9394/96, the Brazilian Federal Constitution of 1988, the National Plan of Education (PNE), 2001- 2010.Together, we analyzed the social representations on the processes of creation of the neighborhood in face of the struggles of families in a state of social vulnerabilityeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-10-15T19:20:11Z No. of bitstreams: 1 Gleize Ramos de Oliveira.pdf: 14047303 bytes, checksum: 35abd4985c235aca87f5e88cd44e3dce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-15T19:21:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gleize Ramos de Oliveira.pdf: 14047303 bytes, checksum: 35abd4985c235aca87f5e88cd44e3dce (MD5) Previous issue date: 2020-06-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14372/Gleize%20Ramos%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Históriaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação em Tempo Integral; Representação social; EMEI Monteiro Lobato.por
dc.subjectFull-time education; Social representation; EMEI Monteiro Lobatoeng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: históriaeng
dc.titleEscola de tempo integral: avanços e desafios na experiência da escola Monteiro Lobatoeng
dc.title.alternativeFull-time school: advances and challenges in Monteiro Lobato school experienceeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História
Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gleize Ramos de Oliveira.pdf13,72 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.