???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4530
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A educação dos filhos em Provérbios |
Título(s) alternativo(s): | The education of children in Proverbs |
Autor: | Poletto, Lizandro ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Valmor da |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Cristiano Santos |
Segundo membro da banca: | Sotelgo, Daniel Martins |
Terceiro membro da banca: | Silva, Rosemary Francisca Neves |
Quarto membro da banca: | Quadro, Eduardo Gusmão de |
Resumo: | sta tese estuda a temática da educação dos filhos no livro de Provérbios. Analisa os principais provérbios bíblicos no contexto sapiencial do antigo Israel, e estabelece a relação com as propostas da moderna pedagogia. Na perspectiva hermenêutica faz a releitura dos provérbios antigos nos parâmetros educacionais da atualidade. Distingue limites e possibilidades, entre condicionamentos culturais e valores perenes. Com a hipótese de que os conceitos norteadores da educação dos filhos no antigo Israel continuam válidos, se bem interpretados, retomam a importância da sabedoria em todo processo educativo. Objetiva destacar métodos, valores e princípios contidos nos ditos e provérbios, sobre a relação entre pai/mãe e filho/filha, como uma relação entre mestre e discípulo/discípula. O primeiro capítulo trata da educação no antigo Israel, no seu contexto sapiencial, distinguindo conceitos, formas e expressões. O segundo capítulo aborda os provérbios aplicados à educação, em âmbito familiar e social, como proposta ética para uma vida bem sucedida. O terceiro capítulo analisa os provérbios referentes a filhos, crianças e educação em comparação com a moderna pedagogia, concretamente na perspectiva da educação libertadora e da legislação brasileira atual. Conclui que os provérbios bíblicos, apesar de sua antiguidade e de seu longo processo de elaboração, possuem valores pedagógicos válidos para a educação dos filhos até os dias atuais |
Abstract: | This thesis studies the theme of children's education in the book of Proverbs. It analyzes the main biblical sayings, in the context of ancient Israel, and establishes the relationship with the proposals of modern pedagogy. From a hermeneutic perspective, it reinterprets ancient proverbs in today's educational parameters. It distinguishes limits and possibilities, between cultural conditioning and perennial values. With the hypothesis that the guiding concepts of the education of children in ancient Israel remain valid, if well interpreted, it returns to the importance of wisdom in every educational process. It aims to highlight methods, values and principles contained in the sayings and proverbs, about the relationship between father/mother and son/daughter, as a relationship between teacher and disciple. The first chapter deals with education in ancient Israel, in its wisdom context, distinguishing concepts, forms and expressions. The second chapter addresses the proverbs applied to education, at the family and social level, as an ethical proposal for a successful life. The third chapter analyzes the proverbs concerning children, children and education in comparison with modern pedagogy, specifically from the perspective of liberating education and current Brazilian legislation. It concludes that biblical proverbs, despite their antiquity and long process of elaboration, have valid pedagogical values for the education of children up to the present day |
Palavras-chave: | Educação. Literatura Sapiencial. Crianças e Filhos. Provérbios Education. Sapiential Literature. Children and Children. Proverbs. |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas: Teologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião |
Citação: | Poletto, Lizandro. A educação dos filhos em Provérbios. 2020. 100 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4530 |
Data de defesa: | 18-Aug-2020 |
Appears in Collections: | Doutorado em Ciências da Religião Doutorado em Ciências da Religião |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lizandro Poletto.pdf | 710,39 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.