Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomingos, John Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1461075883018972eng
dc.contributor.advisor1Moysés, Aristides-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5338712409166113eng
dc.contributor.referee1Pasqualetto, Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143eng
dc.contributor.referee2Deus, Joao Batista de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9234464036124624eng
dc.date.accessioned2020-12-22T15:43:53Z-
dc.date.issued2012-04-09-
dc.identifier.citationDomingos, John Moreira. Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.. 2012. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Goiás.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4561-
dc.description.resumoMacrofenômenos como capitalismo e revolução industrial impuseram drásticas mudanças na vida de imensas populações. A urbanização, uma das principais consequências desses, trouxe problemas de toda ordem. Dentre eles, os relacionados à mobilidade urbana se apresentam como um complexo desafio a ser equacionado. Como objeto de estudo, apresenta-se a cidade de Goiânia que em 2011 entrou para o grupo das cinco cidades brasileiras com mais de um milhão de veículos, com uma taxa de veículos/habitante de 0,95 (DENATRAN, 2011 e IBGE, 2010), como a quinta capital com maior taxa de mortalidade no total dos acidentes e a sétima dos acidentes com motos (www.samugoiania.com.br). Porém, nos anos 50, Goiânia era uma das cidades brasileiras que mais possuíam bicicletas por habitantes (DEUS e BARREIRA, 2006); já foi denominada a capital brasileira das bicicletas (JORNAL OPÇÃO, 1980); em 1980 havia 47.783 deslocamentos diários por bicicletas e; 50.000 usuários, que representavam 23% da população economicamente ativa da cidade, (IPLAN, 1981). Por tanto, esta dissertação apresenta os benefícios do uso da bicicleta e das infra-estruturas cicloviárias como importante estratégia no equacionamento dos conflitos de mobilidade urbana e busca também ressaltar a vocação e as raízes históricas ciclísticas de Goiânia.eng
dc.description.abstractMacro phenomenon as capitalism and the industrial revolution imposed drastic changes in the lives of huge populations. Urbanization, a major consequence of these, brought problems of all kinds. Among them, those related to urban mobility are presented as a complex challenge to be solved. As the object of study, it appears that the city of Goiânia in 2011 joined the group of five Brazilian cities with more than one million vehicles, with a rate of vehicles/capita of 0.95 (DENATRAN, 2011e IBGE, 2010 ), as the fifth capital with a higher mortality rate in the total of accidents and motorcycle accidents seventh (www.samugoiania.com.br). But in 50 years, was one of Goiânia Brazilian cities that had more bikes for people (DEUS and BARREIRA, 2006), has been called the Brazilian capital of bike (OPTION JOURNAL, 1980), in 1980 there were 47.783 daily movements by bicycles and; 50,000 users, representing 23% of the economically active population of the city (IPLAN, 1981). Therefore, this dissertation presents the benefits of bicycle use and road cycle infrastructure as an important strategy in addressing conflicts of urban mobility and also seeks to highlight the call and the historical roots cycling of Goiânia.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-12-22T15:43:53Z No. of bitstreams: 1 John Moreira Domingos.pdf: 11818502 bytes, checksum: 8dcf1497714d7c47f460b8c826c42ceb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-22T15:43:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 John Moreira Domingos.pdf: 11818502 bytes, checksum: 8dcf1497714d7c47f460b8c826c42ceb (MD5) Previous issue date: 2012-04-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14604/John%20Moreira%20Domingos.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicaseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorialeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectciclovias, cidades, Goiânia e mobilidade urbanapor
dc.subjectbike paths, cities, Goiânia and urban mobilityeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleCiclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
John Moreira Domingos.pdfTexto Principal11,54 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.