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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4588
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação docente e educação sexual: (re) memórias das propostas da rede municipal de ensino de Goiânia/GO (1990 a 2000) |
Autor: | Nascimento, Maria José do |
Primeiro orientador: | Roure, Glacy Queirós de |
Primeiro membro da banca: | Nicolino, Aline da Silva |
Segundo membro da banca: | Ternes, José |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi reescrever a história da Formação de Professores em Educação Sexual na rede municipal de ensino de Goiânia nos anos de 1990 a 2000. Adotou-se alguns procedimentos das diretrizes das investigaçO objetivo desse estudo foi reescrever a história da Formação de Professores em Educação Sexual na rede municipal de ensino de Goiânia nos anos de 1990 a 2000. Adotou-se alguns procedimentos das diretrizes das investigações arqueológicas em Foucault e os referenciais relativos à memória e narração preconizados por Benjamin. O investimento nas (re)memórias de professores, envolvidos nessas propostas de formação, empreendeu-se na compreensão dos procedimentos constituídos na formação docente e no modo como (e porquê) alguns mecanismos/dispositivos abalizam (des) continuidades e rupturas relacionadas às práticas discursivas e pedagógicas, que se constituíram em desafios para essa dissertação. A análise das narrativas possibilitou reescrever a história de formação de professores e identificar como a formação e o exercício docente foram alvos estratégicos de controle, disciplina e regulação do corpo individual e social. |
Abstract: | The aim of this study was to rewrite the history of Teacher Education in Sexuality Education in municipal schools in Goiânia in the years 1990-2000. We adopted some procedures guidelines of archaeological investigations and Foucault’s genealogical and references relating to memory and narrative advocated by Benjamin. Investment in (re)memories of teachers involved the design and implementation of these proposed training was undertaken in understanding the procedures responsible for the construction of teacher training and how (and why) some mechanisms / devices shake (dis) continuities and disruptions related to the discursive and non-discursive (discourses), which constituted challenges in this dissertation. The narrative analysis enabled rewrite history teacher training and identify as training and teaching practice were strategic targets of control, discipline and regulation of the individual and social body. |
Palavras-chave: | Educação sexual Sex education Formação docente História Memória Discursividade Teacher training History Memory Discourse |
Área(s) do CNPq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | Nascimento, Maria José do. Formação docente e educação Sexual: (re) memórias das propostas da rede municipal de ensino de Goiânia/GO (1990 a 2000). 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4588 |
Data de defesa: | 16-Out-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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