Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4600
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Relações Sociais no Colégio Estadual João Barbosa Reis de 2010 a 2012. |
Autor: | Borba, Any Patricia ![]() |
Primeiro orientador: | Machado, Maria Conceição Sarmento Padial |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Eleusa Bilemjian |
Segundo membro da banca: | Pinheiro, Veralúcia |
Resumo: | A pesquisa “Relações Sociais no Colégio Estadual João Barbosa Reis de 2010 a 2012” tem o objetivo de conhecer como são constituídas as relações sociais entre professores, estudantes e família e como as relações sociais interferem no processo educacional de crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados no Colégio Estadual João Barbosa Reis, uma escola pública de uma região periférica, de um bairro que iniciou a partir de um assentamento urbano. A discussão perpassa pelo contexto histórico, social, econômico e teórico que norteia as mudanças que aconteceram no processo educacional no Brasil desde o período colonial até a constituição de 1988 e a LDB de 1996. Propomos a discutir as relações de trabalho e educação e como elas se organização nas relações sociais constituídas, e quanto à vivência extraescolar interfere no processo educacional formal. |
Abstract: | The research "Social Relations in State College João Barbosa Reis from 2010 to 2012" aims to understand how social relations are formed among teachers, students and families and how social relations affect the educational process of children, adolescents, and young adults enrolled in the State College João Barbosa Reis, a public school in a peripheral region, in a neighborhood that started from an urban settlement. The discussion approaches historical context, social, and economic theory that drives changes which happened in educational process in Brazil from the colonial period to the 1988 constitution and the 1996 Education Law (LDB). We propose to discuss the relationship of labor and education and how they are to organize constituted social relations. We also propose to debate how Out-of-School experience interferes in formal education. |
Palavras-chave: | educação; Política pública; relações sociais; trabalho. education, public policy, social relations, work. |
Área(s) do CNPq: | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social |
Citação: | Borba, Any Patricia. Relações Sociais no Colégio Estadual João Barbosa Reis de 2010 a 2012.. 2012. 92 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Goiás |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4600 |
Data de defesa: | 28-Nov-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Any Patrícia Borba.pdf | Texto Principal | 2,1 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.