Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4601
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O conceito de ação em Piaget e o processo de ensino-aprendizagem em Matemática. |
Autor: | Zorzi, Fernanda ![]() |
Primeiro orientador: | Miranda, Marilia Gouvea de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Eleuza de Melo |
Segundo membro da banca: | Montagnini, Magda Ivonete |
Resumo: | Esse trabalho discute o processo de ensino-aprendizagem da matemática à luz da epistemologia genética piagetiana. Tem como objetivo principal apreender o modo pelo qual a ação do aluno é incorporada nesse processo. Caracteriza inicialmente a ação como força motora do desenvolvimento das estruturas cognitivas e aborda a contribuição da epistemologia genética piagetiana para a concepção construtivista do ensino e da aprendizagem sob a perspectiva da ação. Destaca-se o papel do professor como organizador de um ambiente favorável à ação do aluno através de jogos e atividades que solicitem a ação mental e construtiva do aluno e encorajem a busca pela sua autonomia moral e intelectual. Além do estudo teórico sobre a epistemologia genética piagetiana a pesquisa contou com observação de aulas e entrevistas com os profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem nessa escola. A ação é compreendida como princípio pedagógico, situando a discussão nos aspectos teóricos piagetianos. São consideradas as manifestações das ações dos alunos nas aulas de matemática, de xadrez e de informática, em uma classe de 2ª série de uma escola particular de Aparecida de Goiânia (Goiás). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que busca entender (a) o modo pelo qual a ação do aluno é incorporada ao processo de ensino-aprendizagem da matemática; (b) verificar de que maneira a ação do aluno está presente no processo; (c) como a prática pedagógica do professor incorpora essa ação; e (d) até que ponto a ação é reconhecida como um aspecto importante na aprendizagem. Ressalta-se a importância da epistemologia genética piagetiana para a caracterização da ação como força desencadeadora da aprendizagem e da reflexão teórica como um momento de práxis no contexto escolar. |
Abstract: | This assignment presents reflections about Mathematics’ teaching and learning process to the light of the piagetiana genetics epistemology. It has as a main objective to discuss the way by which the student’s action is incorporated in this process. It is presented initially the characterization of the action as motor strength of the development of the cognitive structure and it deals with the contribution of the piagetiana genetics epistemology to the constructivist conception of the teaching and learning, under the action prospective. It is distinguished the teacher role out as a favorable environment organizer to the student’s action through games and activities which request the mental and constructive action of the student and encourage the search for the moral and intellectual autonomy. It is defended the action as educational principle focusing the discussion in the piagetianos theoretical aspects taking into consideration the expression students’ actions in Mathematics, chess and computer science classes, in a 2nd grade of Elementary School from a Aparecida de Goiânia private school (Goiás). It is about a qualitative research of descriptive character that try to understand (a) the way by which the student’s action is incorporated to the teaching and learning process of Mathematics; (b) check what way the student’s action is present in the process; (c) how the teacher’s educational practice incorporate this action; and (d) to what point the action is recognized as a important aspect in the learning. Besides the theoretical study about the piagetiana genetics epistemology, the research was done by the observation of the classes and interviews with the involved professionals in the teaching and learning process in this school. One expects to make clear the importance of the understanding of the piagetiana genetics epistemology to de characterization of the action unchained strength of the learning and the theoretical reflection can be a moment of ‘práxis’ in the education context in search of the understanding of the current meaning of the Piaget thought. |
Palavras-chave: | ação action, Piaget prática pedagógica ensino-aprendizagem da matemática educacional practice Mathematics’ teaching and learning |
Área(s) do CNPq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | UCG |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | ZORZI, Fernanda. O conceito de ação em Piaget e o processo de ensino-aprendizagem em Matemática. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4601 |
Data de defesa: | 31-Mar-2006 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Zorzi de Brum.pdf | Texto Principal | 821,48 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.