Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSaab, Kerlen Castilho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9330230939293995eng
dc.contributor.advisor1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492eng
dc.contributor.referee1Santana, Fabiana Ribeiro-
dc.contributor.referee2Alves, Sergiane Bisinoto-
dc.date.accessioned2021-05-18T20:48:02Z-
dc.date.issued2020-03-17-
dc.identifier.citationSaab, Kerlen Castilho. Formação de enfermeiros para o Século XXI: finalidades educativas expressas na literatura científica da área de enfermagem. 2020.139 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4625-
dc.description.resumoAs mudanças na sociedade contemporânea e no processo produtivo capitalista originam transformações de natureza ideológica, cultural, científica, técnica, com demandas de mudanças para as práticas profissionais no cuidado à saúde e as finalidades educativas na formação destes profissionais, particularmente os enfermeiros. Essas novas práticas e finalidades educativas, por sua vez, envolvem questões sociais, culturais, políticas e éticas da formação de enfermeiros, o que leva à necessidade de uma reflexão crítica sobre quais finalidades educativas da formação devem ser atendidas. Dada essa problemática, esta pesquisa buscou elucidar quais finalidades educativas da formação de enfermeiros são tratadas em artigos científicos da área da enfermagem e que discussão é empreendida a respeito dessa questão. Em termos, buscou-se saber: quais são as finalidades que os artigos expressam sobre a formação de enfermeiros para atuarem no século XXI? O presente estudo fundamenta-se no conceito de finalidades educativas, conforme descrito por Yves Lenoir. Metodologicamente a investigação consistiu em uma revisão da literatura do tipo integrativa, com busca nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine National Institutes of Health (MEDLINE/ PUBMED), Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. O período de abrangência do estudo foi de 2000 a 2018. Foram selecionados 58 artigos, cuja análise permitiu identificar as categorias das seguintes finalidades educativas: Desenvolvimentais - pessoal, cognitivo, aprendizado ao longo da vida; Desenvolvimento da Nação - cidadania; Desenvolvimento Econômico - empregabilidade/mercado de trabalho, conhecimento tecnológicos e científicos; Finalidades Normativas - igualdade, democracia e justiça, que beneficiam a Globalização. Ainda emergiram as categorias, Ética, Promoção de saúde, Integralidade, Diretrizes Curriculares, Desenvolvimento de Gerenciamento/liderança e, por fim, a categoria Promoção do vínculo entre paradigma pedagógico da formação e paradigma de atenção à saúde. Assim, englobando o cuidado humano que é o que sustenta os princípios da enfermagem, foi possível projetar as possíveis finalidades educativas da formação do enfermeiro, que são as bases determinantes dos currículos, no processo formativo e profissional dos enfermeiros. Portanto, considerando todas as mudanças globais e os desafios do século XXI, espera-se que esta pesquisa possa contribuir no direcionamento de reflexões, debates, norteamento e reorientações das finalidades da formação, ampliando-se para uma ótica social e política no cenário da Enfermagemeng
dc.description.abstractThe changes in contemporary society and in the capitalist productive process give rise to transformations of an ideological, cultural, scientific, technical nature, with demands for changes in professional practices in health care and the educational purposes in the training of these professionals, particularly nurses. These new educational practices and purposes, in turn, involve social, cultural, political and ethical issues in the training of nurses, which leads to the need for a critical reflection on which educational purposes of training must be met. Given this problem, this research sought to elucidate which educational purposes of the training of nurses are dealt with in scientific articles in the field of nursing and what discussion is undertaken regarding this issue. In terms, we sought to know: what are the purposes that the articles express about the training of nurses to work in the 21st century? The present study is based on the concept of educational purposes, as described by Yves Lenoir. Methodologically the investigation consisted of an integrative literature review, searching the following databases: National Library of Medicine National Institutes of Health (MEDLINE / PUBMED), Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS) and Portal of Journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. The study covered the period from 2000 to 2018. 58 articles were selected, whose analysis allowed to identify the categories of the following educational purposes: Developmental - personal, cognitive, lifelong learning; Nation Development - citizenship; Economic Development - employability / labor market, technological and scientific knowledge; Normative Purposes - equality, democracy and justice, which benefit Globalization. The following categories also emerged: Ethics, Health promotion, Comprehensiveness, Curriculum Guidelines, Management / leadership development and, finally, the category Promotion of the link between the educational pedagogical paradigm and the health care paradigm. Thus, encompassing the human care that sustains the principles of nursing, it was possible to project the possible educational purposes of the training of nurses, which are the determining bases of the curricula, in the training and professional process of nurses. Therefore, considering all the global changes and the challenges of the 21st century, it is hoped that this research can contribute to directing reflections, debates, guidance and reorientation of the purposes of training, expanding to a social and political perspective in the Nursing scenarioeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-05-18T20:47:53Z No. of bitstreams: 1 Kerlen Castilho Saab.pdf: 1774732 bytes, checksum: 871a1fabb0eb9f2b9bab5261ce05e205 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-18T20:48:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kerlen Castilho Saab.pdf: 1774732 bytes, checksum: 871a1fabb0eb9f2b9bab5261ce05e205 (MD5) Previous issue date: 2020-03-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14882/Kerlen%20Castilho%20Saab.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas::Curso de Biomedicinaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúdeeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectFormação do enfermeiro. Finalidades educativas. Ensino de enfermagem.por
dc.subjectNurse training. Educational purposes. Nursing education.eng
dc.subject.cnpqCiências da Saúdeeng
dc.titleFormação de enfermeiros para o Século XXI: finalidades educativas expressas na literatura científica da área de enfermagemeng
dc.title.alternativeTraining of nurses for the 21st Century: educational purposes expressed in the scientific literature in the field of nursingeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Atenção à Saúde
Mestrado em Atenção à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kerlen Castilho Saab.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.