Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Marcélia Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996897599788221eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Renata Cristina de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5151454949796711eng
dc.contributor.referee1Nascimento, Renata Cristina de Sousa-
dc.contributor.referee2Novais, Sandra Nara da Silva-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Cintia Regina-
dc.date.accessioned2021-10-27T18:33:42Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.citationFerreira, Marcélia Gomes. Educação e participação feminina na era Vargas. 2021. 105 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713-
dc.description.resumoO objeto da pesquisa "Educação e Participação Feminina na Era Vargas", trata do primeiro governo de Getúlio Vargas, período esse emblemático para o cenário da educação brasileira. O estudo integra a linha de pesquisa Poder e Representações. Escrever sobre Educação, especificamente, no recorte temporal escolhido, é remeter a um passado não muito longínquo, das ideias dos intelectuais da década de 1930, do Movimento da Escola Nova, a estruturação do sistema educacional brasileiro, bem como as primeiras leis educacionais. Nesse sentido como a educação brasileira se desenvolveu na Era Vargas, no período de 1930 a 1945? Quais parâmetros foram estabelecidos para a profissionalização docente? Em que sentido o documento "O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova" contribuiu para a profissionalização dos professores e professoras? Sendo assim, objetivamos fazer uma releitura histórica e articulada do conceito de representação, representação social e identitária das mulheres, por meio de reflexão teórico-metodológica, com a contribuição de autores conceituados que nos permitirão entender que a importância atribuída à escolarização e ao ensino secundário, no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) repercutiu diretamente no estatuto profissional do magistério. Tema este, associado à participação e profissionalização feminina na Educaçãoeng
dc.description.abstractThe object of the research "Education and Female Participation in the Vargas Era", deals with the first government of Getúlio Vargas, an emblematic period for the Brazilian education scenario. The study is part of the Power and Representations research line. To write about Education, specifically, in the chosen time frame, is to refer to a not-too-distant past, from the ideas of the intellectuals of the 1930s, the Escola Nova Movement, the structuring of the Brazilian educational system, as well as the first educational laws. In this sense, how did Brazilian education develop in the Vargas era, from 1930 to 1945? What parameters were established for teacher professionalization? In what sense did the document "The Manifesto of the Pioneers of Escola Nova" contribute to the professionalization of teachers? Therefore, we aim to make a historical and articulated rereading of the concept of representation, social representation and identity of women, through theoretical-methodological reflection, with the contribution of renowned authors that will allow us to understand the importance attributed to schooling and secondary education , during the Getúlio Vargas government (1930-1945) had a direct impact on the professional statute of the teaching profession. This theme, associated with female participation and professionalization in Educationeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-10-27T18:33:42Z No. of bitstreams: 1 Marcélia Gomes Ferreira.pdf: 3686590 bytes, checksum: fe9d09c803d787dff25e159da447af43 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-27T18:33:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcélia Gomes Ferreira.pdf: 3686590 bytes, checksum: fe9d09c803d787dff25e159da447af43 (MD5) Previous issue date: 2021-03-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15243/Marc%c3%a9lia%20Gomes%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Históriaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectProfissionalização Docente. Educação Brasileira. Participação femininapor
dc.subjectTeacher professionalization. Brazilian Education. Female participationeng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Historiaeng
dc.titleEducação e participação feminina na era Vargaseng
dc.title.alternativeEducation and female participation in the Vargas eraeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcélia Gomes Ferreira.pdf3,6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.