???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMadureira, Luso Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1008448432630997eng
dc.contributor.advisor1Peixoto, Joana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576eng
dc.contributor.referee1Peixoto, Joana-
dc.contributor.referee2Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo-
dc.contributor.referee3Mello , Diene Eire de-
dc.contributor.referee4Miranda, Made Júnior-
dc.contributor.referee5Vaz, Duelci Aparecido de Freitas-
dc.date.accessioned2021-11-29T20:00:29Z-
dc.date.issued2021-09-16-
dc.identifier.citationMadureira, Luso Soares. Robótica pedagógica nos programas de pós-graduação em educação do Brasil: um retrato em movimento. 2021. 193 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4747-
dc.description.resumoEsta pesquisa é vinculada à linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás. Tem como objetivo caracterizar a produção acadêmica sobre robótica pedagógica dos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação do Brasil. Para alcançar tal objetivo, optamos por uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento (FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI, ENS, 2006; VOSGERAU, ROMANOWSKI, 2014). O corpus de pesquisa foi organizado com base nas teses e dissertações produzidas, acerca da temática de estudo, nos programas de pós-graduação em Educação no Brasil, tendo como fonte o Banco Digital de Teses e Dissertações da Capes. O corpus é constituído por 36 teses e dissertações. A presente tese está fundamentada teoricamente numa matriz de cunho epistemológico que propiciou uma reflexão problematizadora em relação ao artefato robótico pedagógico. Para a discussão das concepções de técnica e tecnologia, tomamos como referência Vieira Pinto (2005a, 2005b, 2008, 2020a, 2020b). No que diz respeito aos efeitos sociais de tecnologias, nos embasamos em Feenberg (2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2010e, 2012). Para compreendermos as relações entre tecnologias e educação, tomamos como base Peixoto (2008, 2012, 2015, 2016). Duas unidades de análise emergiram do corpus desta pesquisa: a) padronização no uso do artefato robótico pedagógico em prol de resultados positivos; b) busca por resultados positivos através das funcionalidades do artefato robótico. Os resultados demonstram que o tratamento das relações entre tecnologias e educação na produção acadêmica sobre robótica pedagógica oscila entre uma visão tecnocentrada instrumental e deterministaeng
dc.description.abstractThis study is linked to the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education - PPGE at PUC Goiás. It aims to characterize the academic production on pedagogical robotics of stricto sensu graduate programs in education at Brazil. To achieve this objective, we opted for a search of the Knowledge State type (FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI, ENS, 2006; VOSGERAU, ROMANOWSKI, 2014). The research corpus was organized based on the theses and dissertations produced, on the subject of study, in graduate programs in Education in Brazil, having as source the Capes Digital Bank of Theses and Dissertations. The corpus consists of 36 theses and dissertations. The present thesis is theoretically based on an epistemological matrix that provided a problematizing reflection in relation to the pedagogical robotic artifact. For the discussion of the conceptions of technique and technology, we take as reference Vieira Pinto (2005a, 2005b, 2008, 2020a, 2020b). With regard to the social effects of technologies, we were based in Feenberg (2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2010e, 2012). To understand the relationship between technologies and education, we take as a base Peixoto (2008, 2012, 2015, 2016). Two units of analysis emerged from the corpus of this research: a) standardization in the use of the pedagogical robotic artifact in favor of positive results; b) search for positive results through the functionalities of the robotic artifact. The results show that the treatment of the relations between technologies and education in academic production on pedagogical robotics oscillates between an instrumental and deterministic technocentric vieweng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-11-29T20:00:05Z No. of bitstreams: 1 Luso Soares Madureira.pdf: 2242726 bytes, checksum: ab32357d4afc92496e273d4b982d94fa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-29T20:00:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luso Soares Madureira.pdf: 2242726 bytes, checksum: ab32357d4afc92496e273d4b982d94fa (MD5) Previous issue date: 2021-09-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15377/Luso%20Soares%20Madureira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEpistemologia da técnica e da tecnologia. Robótica Pedagógica. Determinismo tecnológico. Instrumentalismo.por
dc.subjectEpistemology of technique and technology. Pedagogical Robotics. Technological determinism. Instrumentalismeng
dc.subject.cnpqCiencias Humanas: Educaçãoeng
dc.titleRobótica pedagógica nos programas de pós-graduação em educação do Brasil: um retrato em movimentoeng
dc.title.alternativePedagogical robotics in postgraduate education programs in Brazil: a portrait in motioneng
dc.typeTeseeng
Appears in Collections:Doutorado em Educação
Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luso Soares Madureira.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.