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Tipo do documento: Tese
Título: Colégios estaduais da Polícia Militar de Goiás - CEPMG: um estudo com foco no discurso da qualidade de ensino e seus dispositivos de verdade
Título(s) alternativo(s): State Colleges of the Military Police of Goiás - CEPMG: a study focusing on the discourse of teaching quality and its truth devices
Autor: Araujo, Edna Rodrigues 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Castro, Raimundo Márcio Mota de
Terceiro membro da banca: Santos, Lúcio José Braga dos
Quarto membro da banca: Almeida, Renato Barros de
Quinto membro da banca: Magalhães, Maria Zeneide Carneiro
Resumo: Esta Tese está inserida no Diretório de Pesquisa CNPq - PROPE-PUC / Goiás Educação, História, Memória e Culturas em Diferentes Espaços Sociais e na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Tem-se aqui, como objetivo, investigar a temática Militares e Educação Escolar no Brasil - com recorte investigativo nas experiências dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás - CEPMG, com foco no seu discurso da qualidade de ensino desvelando os seus dispositivos de verdade representados nas discursividades dos Pais que optaram pela escolha em matricular seus filhos em uma das unidades escolares de Goiás as quais possuem gestão pública delegada por Convênio Governamental entre a Secretaria de Estado da Educação - SEDUC/GO e a Secretaria da Segurança Pública de Goiás - SSP/GO. Esta configuração institucional é marcada por histórias e memórias que remontam à iniciativa do então Governador do Estado de Goiás Irapuã Costa Júnior, quando sancionou a Lei nº 8.125 do ano de 1976, que trata da Organização Básica da Polícia Militar de Goiás. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teórico-empírica, orientada pela perspectiva histórico dialética, investiga a experiência goiana, atualmente constituída por 62 Unidades Escolares localizadas em diferentes municípios, reconhecidamente de um status de "qualidade de ensino". A partir da análise do discurso da qualidade de ensino legitimado pelas narrativas dos Pais dos Alunos/as Matriculados/as, investiga-se aqui quais são os dispositivos de verdade que legitimam e sustentam o anseio crescente das famílias goianas a participarem do processo seletivo anual (sorteio) das vagas. Teoricamente, recorreu-se às contribuições de Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Maurice Halbwach, José Silvério Baia Horta, dentre outros, visando compreender essa experiência de gestão escolar de instituições que ministram o Ensino Fundamental e Médio. Como ponto de partida, optou-se pelo resgate da história e memória da presença dos militares na educação escolar brasileira. Na sequência, buscaram-se os traços constitutivos da história de Goiás destacando-se como essa presença tem início marcante e, como a atuação dos militares se consolidou no processo de disputa no campo educacional. Registra-se por oportuno que esta linha de investigação com foco no discurso da qualidade de ensino e seus dispositivos de verdade, dentre outras como exemplo a militarização das escolas públicas está começando a ser objeto de estudos de outros pesquisadores conforme revelou o estado do conhecimento da temática. A escuta das razões da opção dos 186 Pais pela educação ofertada pelos CEPMG, revelou que os maiores índices enalteceram a DISCIPLINA, QUALIDADE DO ENSINO, RESPEITO, SEGURANÇA, PROFESSORES, ORGANIZAÇÃO, COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE. Assim, o discurso construído acerca da qualidade de ensino dos CEPMG, nesta investigação, está legitimado por estes dispositivos de verdade
Abstract: This thesis is inserted in the CNPq Research Directory - PROPE-PUC / Goiás Education, History, Memory and Cultures in Different Social Spaces and in the Line of Research Education, Society and Culture. In it we aim to investigate the theme Military and School Education in Brazil - with an investigative view in the experiences of the State Colleges of the Military Police of Goiás - CEPMG, focusing on its discourse of the quality of teaching by unvelering their devices of truth represented in the discursivities of parents who chose to enroll their children in one of the school units of Goiás that have public management delegated by government agreement between the Secretariat of State of Education - SEDUC/GO and the Secretariat of Public Security of Goiás - SSP/GO. This institutional configuration is marked by histories and memories dating back to the initiative of the Governor of the State of Goiás, Irapuã Costa Júnior, when he sanctioned Law No. 8,125 of the year 1976, which deals with the Basic Organization of the Military Police of Goiás. The qualitative, theoretical-empirical research, guided by the historical-dialectical perspective, investigates the goian experience, currently consisting of 62 School Units located in different municipalities, recognized as a status of "teaching quality". From the analysis of the discourse of the quality of teaching legitimized by the narratives of the Parents of enrolled students, the thesis investigates which are the devices of truth that legitimize and sustain the growing longing of Goian families to participate in the annual selection process (draw) of vacancies. Theoretically. the contributions of Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Maurice Halbwach, José Silvério Baia Horta, among others, were used, in order to understand this experience of school management of institutions that teach elementary and high school. As a starting point, we chose to rescue the history and memory of the military's presence in Brazilian School Education. Next, the constitutive traits of the history of Goiás were sought, highlighting how this presence has a marked beginning and, as the military's actions were consolidated in the process of dispute in the educational field. It is timely that this line of research focused on the discourse of teaching quality and its devices of truth, among others, as an example, the militarization of public schools is beginning to be the object of studies by other researchers as revealed by the state of knowledge of the theme. Listening to the reasons for the option of the 186 Parents for the education offered by CEPMG, revealed that the highest indexes praised the DISCIPLINE, QUALITY OF TEACHING, RESPECT, SAFETY, TEACHERS, ORGANIZATION, COMMITMENT, RESPONSIBILITY. Thus, the discourse constructed about the teaching quality of CEPMG, in this investigation, is legitimized by these devices of truth
Palavras-chave: Colégios Militares. Qualidade de Ensino. Discurso. Dispositivos Verdade.
Military Colleges. Quality of Teaching. Speech. Truth devices
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Araujo, Edna Rodrigues. Colégios estaduais da Polícia Militar de Goiás - CEPMG: um estudo com foco no discurso da qualidade de ensino e seus dispositivos de verdade. 2021. 172 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4765
Data de defesa: 29-Oct-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação
Doutorado em Educação

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