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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ismeinem Vieira de Fariapor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0702502218983744por
dc.contributor.advisor1Quadros, Eduardo Gusmão depor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113por
dc.contributor.referee1Cabral, Valéria Fabiane Braga Ferreirapor
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5975075892881891por
dc.contributor.referee2Marinho, Thais Alvespor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241poreng
dc.date.accessioned2022-05-10T18:28:51Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationAraújo, Ismeinem Vieira de Faria. Arte e diversidade : um estudo das concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade com docentes de arte da rede estadual em Trindade (GO). 2021. 135 f. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4769-
dc.description.resumoEsta dissertação, inserida na linha de pesquisa Poder e Representação, visa analisar as concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade a partir dos questionários respondidos pelos 53 docentes das instituições escolares públicas no município de Trindade, em Goiás. Examinando esses temas deparou-se com uma problemática de como os docentes de arte da rede pública em Trindade têm compreendido e representado as concepções de arte, consciência histórica, diversidade e quais as noções que esses docentes operam. Algumas hipóteses se colocam: primeiro que os docentes percebem e compreendem o potencial da consciência histórica para a articulação da arte e da diversidade; segundo que o docente compreende a importância de elencar as articulações entre arte, diversidade, consciência histórica em suas concepções. O procedimento de coleta de dados aconteceu por meio do questionário online, aplicado em ambiente virtual. Esperou-se como resultado avaliar como a questão da diversidade tem adentrado na compreensão dos docentes participantes. Ao percorrer a dinâmica realizada na pesquisa, observar e analisar os resultados possibilitou perceber que os docentes pesquisados articulam as concepções e conceitos de arte, consciência histórica e diversidade cultural ancorados nos seus saberes, experiências, conhecimentos e vivências. Descobre-se que a questão da diversidade cultural tem sido enfrentada por esses docentes como um caminho que promove o respeito e contribui para um melhor aprendizadopor
dc.description.abstractThis dissertation, inserted in the research line Power and Representation, aims to analyze the conceptions about art, historical awareness and diversity from the questionnaires answered by 53 teachers from public school institutions in the municipality of Trindade, in Goiás, Brazil. Examining these themes, he came across a problem of how art teachers from the public network schools in Trindade have understood and represented the conceptions of art, historical awareness, diversity and what notions these teachers operate. Some hypotheses arise: first, that teachers perceive and understand the potential of historical awareness for the articulation of art and diversity; second, the professor understands the importance of listing the articulations between art, diversity, historical awareness in their conceptions. The data collection procedure took place through an online questionnaire, applied in a virtual environment. As a result, it was expected to evaluate how the issue of diversity has entered the understanding of the participating teachers. When going through the dynamics carried out in the research, observing and analyzing the results made it possible to perceive that the researched teachers articulate the conceptions and concepts of art, historical awareness and cultural diversity anchored in their knowledge, experiences, knowledge and experiences. It is found that the issue of cultural diversity has been faced by these teachers as a path that promotes respect and contributes to better learningeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2022-05-10T18:26:39Z No. of bitstreams: 1 Ismeinem Vieira de Faria Araújo.pdf: 1644241 bytes, checksum: 510117dbe81dcb69dc3ce355ade8885c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-10T18:28:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ismeinem Vieira de Faria Araújo.pdf: 1644241 bytes, checksum: 510117dbe81dcb69dc3ce355ade8885c (MD5) Previous issue date: 2022-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15462/Ismeinem%20Vieira%20de%20Faria%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriapor
dc.relation.referencesARAÚJO, Ismeinem Vieira de Faria. Arte e diversidade: um estudo das concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade com docentes de arte da rede estadual em Trindade (GO). 2021. 135 f. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021.por
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectArtepor
dc.subjectArteng
dc.subjectDocentepor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectConsciência Históricapor
dc.subjectTeachereng
dc.subjectDiversityeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleArte e diversidade : um estudo das concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade com docentes de arte da rede estadual em Trindade (GO)por
dc.typeDissertaçãopor
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