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Tipo do documento: Tese
Título: Aplicação do método histórico-gramatical em Lucas 4,16-21
Título(s) alternativo(s): Application of the historical-grammatical method in Luke 4:16-21
Autor: Coelho, Lázara Divina 
Primeiro orientador: Silva, Valmor da
Primeiro membro da banca: Santos, Jeová Rodrigues dos
Segundo membro da banca: Perondi, Ildo
Terceiro membro da banca: Silva, Rosemary Francisca Neves
Quarto membro da banca: Quadros, Eduardo Gusmão de
Resumo: O objeto desta tese é o Método Histórico-Gramatical em dois aspectos: primeiro, sua formulação, em seguida, sua aplicabilidade a um texto bíblico específico. Visa demonstrar o caráter científico do Método e comprovar sua aplicabilidade. A hipótese de trabalho é que o Método Histórico-Gramatical tem um instrumental teórico e metodológico capaz de desenvolver a interpretação do texto bíblico. O referencial teórico é integrado pela epistemologia de Bunge, o princípio da autointerpretação bíblica de Agostinho e a leitura histórico-gramatical de Ernesti. A pesquisa tem finalidade básica e aplicada, e é desenvolvida mediante abordagem qualitativa ao problema pela pesquisa bibliográfica. Demonstra o caráter científico do Método, ao reconstruir sua história, desde a própria gênese, nas práticas de leitura bíblica dos primeiros cristãos, passando pela formulação nos estudos filológicos e historiográficos do século XVIII, até a configuração atual. Nesse percurso, identifica-se a contribuição de diversas áreas do conhecimento, com a cessão de seus princípios e luzes, para a formulação e desenvolvimento do Método. É enfatizado o sentido histórico-gramatical como a essência do próprio Método e a exegese histórico-gramatical como a sua realização. O primeiro capítulo aplica pressupostos epistemológicos ao Método, e demonstra seu caráter científico. Utiliza o estado da questão para evidenciar o princípio da autointerpretação bíblica, como um critério formal da interpretação histórico-gramatical. Ao situar o Método historicamente, define-o como um conjunto de pressupostos doutrinários e princípios interpretativos que se materializam em regras e técnicas especiais para chegar ao sentido do texto. E descreve-o como dotado de um instrumental teórico e metodológico considerável. No segundo capítulo, é feita a aplicação do Método na interpretação da passagem de Lucas 4,16-21. Tomase como fundamento teórico os pressupostos, princípios e regras então identificados. O texto é interpretado gramatical e historicamente. O sentido da passagem é identificado como messiânico, seu personagem como o Messias e seu programa como extensivo à humanidade em todas as etnias, lugares e tempos. Comprova-se a formulação e pertinência científica do Método Histórico-Gramatical, bem como sua aplicabilidade à interpretação do texto bíblico
Abstract: The object of this thesis is the Historical-Grammatical Method in two aspects: first, its formulation, then its applicability to a specific biblical text. It aims to demonstrate the scientific character of the Method and prove its applicability. The working hypothesis is that the Historical-Grammatical Method has a theoretical and methodological instrument capable of developing the interpretation of the biblical text. The theoretical framework is integrated by Bunge's epistemology, Augustine's principle of biblical selfinterpretation and Ernesti's historical-grammatical reading. The research has a basic and applied purpose, and is developed through a qualitative approach to the problem through bibliographic research. It demonstrates the scientific character of the Method, by reconstructing its history, from its very genesis, in the practices of biblical reading of the first Christians, through its formulation in the philological and historiographical studies of the 18th century, to the current configuration. In this path, the contribution of different areas of knowledge is identified, with the transfer of their principles and lights, for the formulation and development of the Method. The historical-grammatical sense is emphasized as the essence of the Method itself and the historical-grammatical exegesis as its realization. The first chapter applies epistemological assumptions to the Method, and demonstrates its scientific character. It uses the state of the matter to highlight the principle of biblical self-interpretation, as a formal criterion of grammaticalhistorical interpretation. By placing the Method historically, it defines it as a set of doctrinal assumptions and interpretive principles that materialize in special rules and techniques to arrive at the meaning of the text. And he describes it as endowed with considerable theoretical and methodological tools. In the second chapter, the Method is applied in the interpretation of the passage of Luke 4:16-21. The presuppositions, principles and rules then identified are taken as theoretical basis. The text is interpreted grammatically and historically. The meaning of the passage is identified as messianic, its character as the Messiah and its program as extending to humanity in all ethnicities, places and times. The formulation and scientific relevance of the Historic-Grammatical Method is confirmed, as well as its applicability to the interpretation of the biblical text
Palavras-chave: Método histórico-gramatical
Autointerpretação bíblica
Exegese
Lucas 4
Isaías 61
Historical-grammatical method
Biblical self-interpretation
Exegesis
Luke 4
Isaiah 61
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Teologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: Coelho, Lázara Divina. Aplicação do método histórico-gramatical em Lucas 4,16-21. 2021. 178 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4806
Data de defesa: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

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