Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leidiane Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452895192426278eng
dc.contributor.advisor1Scarel, Estelamaris Brant-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241eng
dc.contributor.referee1Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688eng
dc.contributor.referee2Costa, Cristiano Aparecido da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7240507482094602eng
dc.date.accessioned2022-10-03T20:44:56Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Leidiane Pereira da. Educação da infância no contexto contemporâneo: um diálogo com Theodor Adorno. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4850-
dc.description.resumoEsta pesquisa, de natureza teórica, está vinculada à linha de pesquisa ―Educação, Sociedade e Cultura‖, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/GO), discute acerca do seguinte tema: Educação da Infância no Contexto Contemporâneo: um diálogo com Theodor Adorno. Para tanto, a investigação busca compreender a seguinte problemática: por que a Educação da Infância tem condições de resistência à reedição de Auschwitz? Assim, esta pesquisa parte do pressuposto de que a educação contra a barbárie deve começar desde a infância. Desse modo, ela tem como objetivo principal desvelar as contradições existentes na educação da infância na atualidade estabelecendo diálogo com os apontamentos adornianos. Partindo-se dessa perspectiva, o primeiro capítulo desta pesquisa, denominado de ―Criança, Infância e Educação em uma Perspectiva Histórica‖, procura inicialmente refletir sobre as diferentes concepções de criança e da infância historicamente, entendendo-as como elemento fundante para o estabelecimento do diálogo com a infância contemporânea. Posteriormente, o segundo capítulo, intitulado ―Theodor Adorno, A Escola de Frankfurt e o Contexto Contemporâneo‖ procura compreender a gênese da Escola de Frankfurt, pois a Teoria Crítica consiste em um referencial teórico que possibilita a análise do processo social em que está inserida a educação da infância na contemporaneidade. Busca também refletir sobre a cultura e a educação da infância sob os impactos da Indústria Cultural no atual contexto. Além disso, o terceiro capítulo, nominado ―Theodor Adorno e a Educação da Infância‖, tendo-se em vista a infância e o processo de barbarização, discute sobre os desafios postos pela atualidade para a realização de uma educação, segundo a concepção adorniana, voltada para a emancipação e ao esclarecimento, objetivando evitar a barbárie, consequentemente, contrapondo-se à reedição Auschwitzeng
dc.description.abstractThis research, of a theoretical nature, is linked to the line of research ―Education, Society and Culture‖, of the Postgraduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás (Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/GO), it discusses the following theme: Education of Childhood in the Contemporary Context: a dialogue with Theodor Adorno. Therefore, the investigation seeks to understand the following problem: why does Childhood Education have conditions of resistance to the re-edition of Auschwitz? Thus, this research assumes that education against barbarism must start from childhood. In this way, it has as main objective to reveal the existing contradictions in childhood education today, establishing a dialogue with Adorno's notes. Starting from this perspective, the first chapter of this research, called ―Child, Childhood and Education in a Historical Perspective‖, initially seeks to reflect on the different conceptions of children and childhood historically, understanding them as a founding element for the establishment of the dialogue with contemporary childhood. Subsequently, the second chapter, entitled ―Theodor Adorno, The Frankfurt School and the Contemporary Context‖ seeks to understand the genesis of the Frankfurt School, since Critical Theory consists of a theoretical framework that enables the analysis of the social process in which the childhood education in contemporary times. It also seeks to reflect on culture and childhood education under the impacts of the Cultural Industry in the current context. In addition, the third chapter, named ―Theodor Adorno and Childhood Education‖, with a view to childhood and the process of barbarization, discusses the challenges posed by the present for the realization of an education, according to the Adornian conception, aimed at emancipation and enlightenment, aiming to avoid barbarism, consequently, opposing the Aushwitz reissue.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Taina Catenassi Santos Nobrega ([email protected]) on 2022-10-03T20:44:56Z No. of bitstreams: 1 Leidiane Pereira da Silva.pdf: 1243615 bytes, checksum: 5e8d0c461bcaf59ac315d55480350ea2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-03T20:44:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leidiane Pereira da Silva.pdf: 1243615 bytes, checksum: 5e8d0c461bcaf59ac315d55480350ea2 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15799/Leidiane%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectEsclarecimentopor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectContemporaneidadepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectClarificationeng
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectContemporaneityeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleEducação da infância no contexto contemporâneo: um diálogo com Theodor Adornoeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leidiane Pereira da Silva.pdfTexto Completo1,21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.