Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4859
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise comparativa de avaliações de marcadores com o instrumento VB-MAPP por analistas do comportamento
Autor: Machado, Heloisa Bueno
Primeiro orientador: Nalini, Lauro Eugênio Guimarães
Primeiro membro da banca: Neves Filho, Hernando
Segundo membro da banca: Coelho, Cristiano
Terceiro membro da banca: Marcon, Roberta Maia
Resumo: O VB-MAPP é um dos instrumentos mais utilizados para avaliar as habilidades comportamentais de crianças com atraso do desenvolvimento e também um guia curricular para tratamento. No entanto existem poucas pesquisas que avaliam o desempenho dos analistas do comportamento que utilizam o protocolo. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar a concordância de avaliações de profissionais nos marcos de habilidades comportamentais do VB-MAPP e fazer uma relação ao conhecimento básico em Análise do Comportamento (AC) e Comportamento Verbal (CV) e desempenho destes sujeitos. Participaram desta pesquisa 7 profissionais especialistas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Os Profissionais assistiram três (3) vídeos, sendo cada um de uma criança, para avaliar os operantes livres observados. As marcações foram realizadas no protocolo VB-MAPP e, após as marcações, os profissionais realizaram uma prova de conhecimento em AC e CV. Os dados foram submetidos ao método estatístico Alpha de Krippendorff (Kalpha) para análise de concordância entre profissionais. A associação de valores de diferenças entre valores Kalpha critério e de cada profissional com as notas das avaliações foram verificadas com o teste não-paramétrico de correlação tau-b de Kendall para analisar a correlação entre o conhecimento e desempenho. Os resultados obtidos na verificação da relação entre conhecimento e desempenho nas avaliações, demonstraram correlação no repertório geral, mas nos marcos discriminados apenas três (3) apresentaram correlação.
Abstract: The VB-MAPP is one of the most used instruments to assess the behavioral skills of children with developmental delay and also a curriculum guide for treatment. However, there are few studies that assess the performance of behavior analysts using the protocol. In view of this, the present study aimed to analyze the agreement of professional evaluations in the behavioral skills frameworks of the VB-MAPP and to make a relation to the basic knowledge in Behavior Analysis (CA) and Verbal Behavior (CV) and performance of these subjects. Seven professionals participated in this research, specialists in Applied Behavior Analysis (ABA). The Professionals watched three (3) videos, each one of a child, to evaluate the observed free operants. The appointments were made in the VB-MAPP protocol and, after the appointments, the professionals performed a knowledge test in AC and CV. The data were submitted to the Krippendorff (Kalpha) Alpha statistical method for analysis of agreement among professionals. The association of difference values between Kalpha criterion and each professional's values with the evaluation scores were verified with Kendall's non-parametric tau-b correlation test to analyze the correlation between knowledge and performance. The results obtained in verifying the relationship between knowledge and performance in the evaluations, demonstrated a correlation in the general repertoire, but in the discriminated milestones only three (3) showed a correlation.
Palavras-chave: Autismo
Avaliação
VB-MAPP
Concordância
Autism
Evaluation
Agreement
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: MACHADO, Heloisa Bueno. Análise comparativa de avaliações de marcadores com o instrumento VB-MAPP por analistas do comportamento. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4859
Data de defesa: 30-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heloisa Bueno Machado.pdfTexto completo1,09 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.